Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Opep+
Economia

Opep+ eleva produção de petróleo em 432 mil bpd a partir de junho

De acordo com o comunicado, fatores geopolíticos e pandemia foram levados em conta para a decisão

Data de publicação:05/05/2022 às 13:30 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) confirmou nesta quinta-feira, 5, a decisão de elevar a produção do petróleo em 432 mil barris por dia (bpd) em junho, conforme acordo estabelecido anteriormente.

De acordo com comunicado divulgado após reunião ministerial, observou-se "os efeitos contínuos de fatores geopolíticos e questões relacionadas à pandemia em andamento".

opep+ e petróleo
Opep+ decidiu aumentar a produção de petróleo em 432 mil barris por dia no próximo mês - Foto: Envato

A Opep+ reiterou também a importância de os países aderirem aos mecanismos de conformidade e compensação do acordo até o final do mês que vem. O próximo encontro ministerial foi agendado para o dia 2 de junho.

AIE: liberação de mais petróleo

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, afirmou nesta quinta-feira que, se mais petróleo for necessário, "podemos liberar mais", na esteira do aumento dos preços de energia.

De acordo com o diretor, só uma parte dos estoques de óleo das nações do grupo foi liberada, equivalente a 9% do total.

No entanto, Birol destacou, durante o evento The State of the Union 2022, que soluções do lado da demanda também são importantes diante da alta de preços do setor de energia, principalmente na Europa.

Segundo o diretor, há várias mudanças acontecendo no mercado de energia atualmente, assim como riscos.

"A crise atual pode ser um ponto de inflexão e uma oportunidade para impulsionar o investimento em pesquisa e tecnologias limpas", ponderou.

Gás na Europa no inverno

Birol afirmou ainda não considerar que a Europa "terá problemas" em seu fornecimento de gás no próximo inverno local.

Também presente no mesmo evento, a comissária de Energia da União Europeia (UE), Kadri Simson, disse que o bloco pretende apresentar nas próximas semanas um plano para uma grande reformulação no setor de energia. / com Agência Estado

Leia mais

Tesouro Selic ou Tesouro IPCA: Qual o melhor com Selic a 12,75%? (maisretorno.com)
Fundos de renda fixa: conheça os 9 que superaram a inflação em abril (maisretorno.com)
Selic mais alta ainda não garante rendimento positivo na renda fixa (maisretorno.com)
Selic X inflação: Quem ganha em 2022? Debate divide opiniões | Mais Retorno
Bolsa opera em queda com mercado americano e puxada pela Vale (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados