Logo Mais Retorno
AIE: liberação de reservas de petróleo vai ajudar a compensar oferta russa menor
Economia

AIE: liberação de reservas de petróleo vai ajudar a compensar oferta russa menor

Em relatório, agência disse que a iniciativa vai contribuir para evitar a formação de um severo déficit do produto no mundo

Data de publicação:13/04/2022 às 08:40 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A decisão dos Estados Unidos e de países aliados de liberarem petróleo de reservas estratégicas deverá ajudar a contrabalançar a ampla queda na oferta da Rússia, após a invasão da Ucrânia por forças de Moscou, deve aliviar a crise de energia que impulsionou os preços da commodity, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).

AIE: liberação de reservas de petróleo vai ajudar a compensar oferta russa menor
Foto: Envato

Em relatório mensal publicado nesta quarta-feira, 13, a AIE, que recentemente ajudou a coordenar a liberação de reservas, disse que a iniciativa vai contribuir para evitar a formação de um severo déficit de petróleo no mercado.

A agência estima que a guerra no Leste Europeu poderá fazer com que 3 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo da Rússia deixem os mercados globais até maio.

Projeção mais baixa

A AIE cortou sua projeção de demanda global por petróleo em 2022, em 260 mil bpd, em função de lockdowns decretados na China para combater surtos de covid-19.

Com a revisão, a agência com sede em Paris agora prevê que o consumo mundial ficará em 99,4 milhões de bpd este ano. Além disso, também reduziu sua previsão para a oferta global deste ano, em 200 mil bpd, a 99,3 milhões de bpd.

Estoques da OCDE

Ainda no relatório, a AIE informou também que os estoques de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tiveram redução de 42,2 milhões de barris em fevereiro, a 2,61 bilhões de barris.

Dados preliminares, no entanto, sugerem que houve um avanço de 8,8 milhões de barris em março. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados