Logo Mais Retorno
Renda Variável

B3 inclui SLC agrícola na 1ª prévia do Ibovespa para o período de maio a agosto

Ação ordinária da Vale segue com maior peso na cesta de ativos do principal índice da Bolsa

Data de publicação:01/04/2022 às 12:04 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A B3 divulgou nesta sexta-feira, 1º de abril, a primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa que valerá para o período de maio a agosto de 2022. A versão tem como novidade a inclusão das ações da SLC Agrícola, com peso de 0,216%. A prévia não excluiu nenhum papel do índice.

A entrada das ações da SLC já era esperada pelo mercado, como antecipou o Bank of America (BofA), o Itaú BBA e a Genial Investimentos em relatórios divulgados ao longo de março.

B3 inclui SLC agrícola na 1ª prévia do Ibovespa para o período de maio a agosto
Anúncio sobre a inclusão da SLC Agrícola na primeira prévia do Ibovespa já era esperada pelo mercado - Foto: Reprodução

Também era apontada, mas não esperada, a possível exclusão da JHSF do índice, o que não aconteceu neste primeira versão. Duas novas prévias deverão ser divulgadas em 18 e 28 de abril. A nova carteira, por sua vez, entra em vigor no dia 2 de maio.

Entre as ações de maior peso, Vale ON aparece na liderança com 15,040%. Em seguida está Petrobras PN, com 6,789%; Itaú Unibanco, com 5,836%; Bradesco PN, com 4,633% e Petrobras ON, com 4,352%. A lista mostra na sequência as ações da B3, com peso de 4,181% e Ambev, com 2,984%.

Metodologia

Segundo a metodologia do Índice Bovespa (Ibovespa), disponível no site da B3, são selecionados para compor o Ibovespa os ativos que atendam cumulativamente aos critérios como estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), representem em conjunto 85% do somatório total desses indicadores.

Também é necessário ter presença em pregão de 95% no período de vigência das três carteiras anteriores; ter participação em termos de volume financeiro maior ou igual a 0,1%, no mercado a vista (lote-padrão), no período de vigência das três carteiras anteriores; e não ser classificado como Penny Stock. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!