Outros

O setor bancário se destaca bastante no mercado de investimento, principalmente quando o foco é a renda variável. As instituições financeiras são lucrativas e tem características perenes.

Foto: Reprodução
Fachada de uma das agências do Bradesco

O Bradesco é o segundo maior banco privado do Brasil e o quarto em termos de ativos. Suas ações podem ser um bom investimento para retomar o crescimento econômico brasileiro, principalmente a longo prazo.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a empresa, sua história, tipos de ações, pagamento de dividendos e se vale a pena investir nas ações BBDC3 e BBDC4.

O que é o Bradesco?

Fundado por Amador Guiar, em 1943, o Bradesco é um dos principais grupos financeiros brasileiros. A empresa nasceu no interior de São Paulo para atender pequenos comerciantes, imigrantes, lavradores, proprietários de terras e empresários. Ele surgiu como um banco democrático para atender esses profissionais que buscavam o desenvolvimento social e econômico do país.

Com a popularização do banco, o Bradesco mudou sua matriz da cidade de Marília para a capital paulista. Atualmente, o Bradesco opera em vários segmentos: consórcio, capitalização, previdência, seguros, investimentos, além do bancário.

O Grupo Bradesco acredita que sua missão é "contribuir para a realização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, mediante a oferta de soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros, amplamente diversificados e acessíveis". E sua visão é definida como "ser a opção preferencial do cliente, tanto no mundo físico quanto no digital, diferenciando-se por uma atuação eficiente e para todos os segmentos de mercado".

Diante disso, o Bradesco tem construído há mais de 60 anos um compromisso com o respeito, qualidade, diversidade e dignidade das pessoas. Ademais, a instituição tem como um dos seus principais valores a transparência.

Ações Bradesco

Quando uma empresa decide abrir seu capital, ela permite a captação de recursos para se expandir por meio das ações. Uma ação é considerada a menor fração do capital social de uma companhia. O Bradesco, ao abrir seu capital, disponibilizou seu capital social na bolsa de valores no formato de ações.

O investidor, ao adquirir as ações BBDC3 e BBDC4 do Bradesco se tornam “sócios” da empresa. Mas antes de adquirir ações de qualquer empresa, inclusive do Bradesco, é importante que o investidor tenha uma estratégia, conheça a empresa, sua história, perspectivas etc.

História do Bradesco

Atualmente, o Bradesco é um banco múltiplo. Sua atividade principal é ofertar produtos bancários como contas corrente, operações de crédito e financiamentos. Ele está enquadrado como sociedade anônima que possui capital aberto.

Antes de saber se vale a pena investir nas ações do Bradesco, conheça um pouco dos fundamentos e da história da empresa.

Década de 1940

O Bradesco foi fundado em 1943, na cidade do interior paulista Marília. Seu primeiro nome era Banco Brasileiro de Descontos. Ele foi criado com o objetivo de atrair funcionários públicos, pequenos comerciantes e pessoas de baixa renda. Na época, grande parte das instituições bancárias atendiam somente indústrias, donos de terras e pessoas ricas.

O Bradesco foi um dos primeiros bancos a estimular que seus correntistas usassem cheques. Eles orientavam que os correntistas deveriam preencher as folhas de cheque nas próprias agências.

Três anos depois da sua fundação, a matriz do Bradesco foi transferida para a capital de São Paulo.

Década de 1950

Em 1951, o Bradesco foi considerado o maior banco privado do país. Durante toda década de 50, o banco expandiu suas atividades. Foi construída uma nova sede, em Osasco, onde a instituição está até hoje. Além disso, a empresa levou seus serviços para o norte rural do Paraná.

Em 1956, foi criada a Fundação Bradesco. Seu principal objetivo era estimular e promover gratuitamente a educação para crianças, jovens e adultos carentes.

Década de 1960

Essa década foi marcada pela chegada da informática e tecnologia no setor bancário. Em 1962, o Bradesco foi o primeiro banco em toda América Latina a comprar o primeiro computador para emitir extratos diários dos clientes. Essa prestação de serviço foi inédita no Brasil.

Em 1968, o Bradesco também foi o primeiro banco a criar o Cartão de Crédito.

Década de 1970

A década de 70 no Brasil foi marcada pelo milagre econômico brasileiro. O país crescia mais de 10% anualmente, mesmo diante do aumento descomunal da dívida externa durante a Ditadura brasileira.

Com esse crescimento econômico, o Bradesco se expandiu ainda mais e começou a atuar no segmento de crédito, principalmente para financiar veículos.

Durante essa década, o Bradesco adquiriu 17 bancos. Além disso, ele inaugurou duas novas unidades, uma em Chuí – RS, e outra no Oiapoque – AP, considerados os pontos extremos do Brasil.

A instituição atingiu a marca de 1.000 agências. O Bradesco implantou a cobrança automática e passou a atuar nos projetos agropecuários.

Década de 1980

No início dos 80, o Bradesco criou o Bradesco Seguros. O novo grupo incluiu serviços tradicionais de seguro, capitalização e previdência privada aberta. Além disso, o cartão magnético se tornou a grande novidade.

O Bradesco desenvolveu as primeiras agências de autoatendimento. Em 1986, a instituição criou o serviço de Telesaldo Bradesco, hoje conhecido como Fone Fácil Bradesco. Com ele, os clientes podiam ouvir o saldo por telefone.

Década de 1990

O avanço tecnológico invade o setor bancário no país. Todas as agências do Bradesco passaram a trabalhar online e o autoatendimento estava presente no Brasil inteiro.

Nesse período, a instituição implantou as máquinas automáticas de saque, recolhimento de depósitos e emissão de cheques. Além disso, o Bradesco passou a disponibilizar para seus clientes o Sistema de Internet Banking, com milhões de usuários cadastros.

A instituição também criou o Bradesco Mobile Banking para que os clientes pudessem consultar extratos, saldos e até fazer pagamentos pelo celular.

Ainda durante o período, o banco disponibilizou o sistema de Internet Banking e o Bradesco Mobile Banking.

Década de 2000

Na década 2000, o Bradesco segmentou o atendimento aos seus clientes. Além do Bradesco Varejo, a empresa criou o Private, direcionado para clientes com grandes patrimônios, e o Corporate, voltado para atender grandes empresas.

A empresa passou a se expandir de duas formas. Da maneira orgânica, inaugurando novas agências e postos de atendimento e incorporando novas empresas. Até 2007, aproximadamente 20 empresas foram incorporadas ao Bradesco. Na sua maioria eram bancos.

Em 2008, o Bradesco adquiriu a Ágora Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil. O balanço da corretora em 2020 atingiu mais de 75 bilhões em ativos sob custódia e quase 480 mil investidores no período.

Década de 2010

Em 2016, o Bradesco adquiriu o banco múltiplo HSBC Bank Brasil S.A. Essa aquisição foi considerada a maior da história. No mesmo ano, a instituição foi uma das principais patrocinadoras das Olimpíadas das e Paraolimpíadas Rio 2016, realizadas no Rio de Janeiro.

Nesse período, a Fundação Bradesco completo 60 anos de existência, com 40 escolhas em todas as regiões do país. A instituição é referência na educação para crianças e jovens carentes no Brasil.

Em junho de 2017, o Bradesco investiu na inovação após dois anos de investimento e pesquisa. A Instituição lançou o Banco Next, primeiro banco 100% digital da empresa voltada para o público jovem.

A equipe do Next é composta por uma equipe de cientistas sociais, antropólogos e matemáticos. O banco digital oferece vários serviços bancários gratuitos e ilimitados. Até 2020, o Banco Next alcançava 3,5 milhões de clientes.

Década de 2020

A década de 2020 iniciou com a pandemia do Covid-19 e a crise econômica global. Todas as ações da bolsa de valores se desvalorizaram, inclusive as ações do Bradesco – BBDC3 e BBDC4. No ano de 2021, as instituições bancárias entraram no período de recuperação.

Estrutura organizacional do Bradesco

O Bradesco opera em vários segmentos: bancário, investimentos, consórcio, capitalização, previdência e seguros. Em 2019, a empresa teve um lucro líquido de 25 bilhões de reais.

A instituição conta com 72 milhões de clientes, 9.349 agências, quase 74 mil pontos de atendimento e 12 agências e subsidiárias no exterior. O Bradesco é responsável por quase 26 milhões de contas correntes e aproximadamente 64 milhões de poupanças. A companhia possui 1,4 trilhão de reais em ativos e 605 bilhões de reais de carteira expandida.

Estrutura organizacional

Atualmente, o Diretor Presidente do Bradesco é Octavio de Lazari Junior. A empresa é administrada por um Conselho de Administração composto por 10 profissionais. O Conselho é o responsável pelas Assembleias Gerais de Acionistas.

A composição acionária do Bradesco atual é formada por:

Cidade de Deus Cia Cial Participações – 45,64%

Fundação Bradesco – 17,07%

NCF Participações S.A. – 8,43%

Outros (free float) – 28,86%

Gerenciamento de Crise

Durante toda a pandemia em 2020, o Bradesco desenvolveu um gerenciamento de crise, que incluía:

  • Dispensa imediata de grupos de risco como aprendizes, estagiários e grávidas;
  • Time de médicos para atender funcionários;
  • 50% dos colaboradores de agência trabalhando em home office;
  • 90% dos colaboradores de escritório entraram em trabalham remoto;
  • Horários flexíveis;
  • Compromisso de não haver demissões;
  • Antecipação do décimo terceiro salário;
  • Fundo emergencial para folha de pagamentos de pequenas empresas;
  • Extensão de 60 dias em contratos de empréstimos para pessoas físicas com a mesma taxa de juros;
  • Linha de capital de giro abertas para grandes empresas, em caso de necessidade imediata;
  • Doação de 30 tomógrafos, 15 milhões de máscaras, 5 milhões de testes rápidos.

Tipos de Ações do Bradesco

O Bradesco abriu seu capital em 1977. Na década de 1990, Bill Gates, o criador da Microsoft, citou o Bradesco em seu livro como instituição exemplo que busca por inovação digital.

Atualmente, as operações do banco no varejo representam a maior linha de negócios da empresa. Além disso, o Bradesco atua em operações de cartões de crédito, capitalização, leasing, saúde suplementar, fundos de pensão, gestão de recursos e seguros. A instituição oferece vários serviços financeiros no exterior.

As ações do Bradesco (BBDC3 e BBDC4) são negociadas na B3 – bolsa de valores brasileira. Todas as operações na bolsa são realizadas em meio eletrônico.

Além disso, as ações do banco também são negociadas em outras bolsas estrangeiras:

  • Latibex Madrid – negociação de recibos que correspondem somente às ações preferenciais BBDC4. Eles são negociados sob o código XBBDC.
  • Bolsa de valores de Nova Iorque – As duas ações do Bradesco são negociadas na Bolsa americana em forma de recibos. As ações ordinárias BBDC3 são negociadas sob o código BBDO e as ações preferenciais BBDC4, estão sob o código BBD.

Ações Ordinárias BBDC3

As ações ordinárias do Bradesco são negociadas sob o código BBDC3. Esse tipo de ação garante a participação por meio de votos nas assembleias de acionistas. Entre outras palavras, o acionista pode decidir sobre os rumos da instituição.

É evidente que a participação nas assembleias depende da quantidade de papeis que o investidor tem. Em geral, apenas acionistas majoritários que possuem elevado número de ações podem influenciar na decisão da empresa. Afinal, o grupo Bradesco é uma companhia grande.

A quantidade de ações ordinárias disponíveis no mercado é de R$ 1.393.587.876.

BBDC4

As ações preferenciais do Bradesco estão sob o código BBDC4. Como o próprio nome indica, essas ações dão a preferência para os acionistas receberem os proventos, como pagamento dos juros sobre o próprio capital, dividendos e outras vantagens.

Esse é um ponto muito positivo para esse tipo de ação, pois o Bradesco paga dividendos de forma recorrente, como veremos a seguir. Além disso, as ações preferenciais do Bradesco possuem mais liquidez no mercado do que o outros tipos.

O ponto negativo é que as ações preferenciais não oferecem direito a voto.

Atualmente, há no mercado 4.714.920.148 de ações preferenciais disponíveis.

Condições de mercado

O Bradesco tem participação em diversos mercados, como: crédito às pessoas físicas, de seguros, de crédito do setor rural, de crédito às pessoas jurídicas, entre outros.

O lucro líquido da empresa está estimado em quase 17 milhões de reais. O ROI do Bradesco de 2020 foi de 12,3%. A receita líquida foi de aproximadamente 108 milhões.

O Bradesco tem 4,87 bilhões de ações ordinárias, com valor aproximado de R$ 22,14 por ação. A quantidade de ações preferenciais é de 4,84 bilhões, valendo quase R$ 26 por ação.

Dividendos dos Bradesco

Há várias formas de ganhar dinheiro com as ações do Bradesco. Uma delas é o que o mercado chama de trade de menor duração. Um investidor adquire um grande volume de ações para vendê-las horas depois, com uma certa valorização, na casa de centavos. São as chamadas operações Day Trade, que começam e terminam no mesmo dia.

Por exemplo, um investidor comprou 10.000 ações pelo preço de R$ 22,08, pagando um total de R$ 220.800. No mesmo dia, ele vendeu essas ações com o valor do fechamento da ação por R$ 22,14, totalizando R$ 221.400. O lucro bruto foi de R$ 600. Pode parecer pouco, mas isso foi uma transação de um dia. Há investidores que realizam essas operações todos os dias. 

Dividendos do Bradesco

Outra forma de ganhar com as ações do Bradesco é por meio dos dividendos. Por lei, quando as empresas têm lucro em determinado período pré-estabelecido, elas são obrigadas a distribuir até 25% desses lucros para seus acionistas, na forma de dividendos ou juros sobre o próprio capital.

A principal diferença entre dividendos e juros sobre capital é em relação ao Imposto de Renda. No caso dos JCP, a empresa pode incluir esses proventos como despesa e o acionista paga 15% de IR sobre o valor recebido. Já nos dividendos, cabe a empresa pagar o imposto sobre os lucros.

Um dos principais atrativos das ações do Bradesco é que há anos a empresa paga proventos mensalmente. Confira os últimos pagamentos das ações do Bradesco:

AnoPERÍODOTIPO DE RENDIMENTOValor por ação
2021JaneiroJCP MensaisR$ 0,02
2021FevereiroJCP MensaisR$ 0,02
2021FevereiroDividendosR$ 0,02
2021MarçoJCP MensaisR$ 0,02
2021AbrilJCP MensaisR$ 0,02
2020JaneiroJCP MensaisR$ 0,02
2020FevereiroDividendosR$ 0,06
2020FevereiroJCP MensaisR$ 0,02
2020MarçoJCP MensaisR$ 0,02
2020AbrilJCP MensaisR$ 0,02
2020MaioJCP MensaisR$ 0,02
2020JunhoJCP MensaisR$ 0,02
2020JulhoJCP MensaisR$ 0,02
2020AgostoJCP MensaisR$ 0,02
2020SetembroJCP MensaisR$ 0,02
2020OutubroJCP MensaisR$ 0,02
2020NovembroJCP MensaisR$ 0,02
2020DezembroJCP MensaisR$ 0,02
2020DezembroJCP Mensais complementaresR$ 0,42
2019JaneiroJCP MensaisR$ 0,02
2019FevereiroJCP MensaisR$ 0,02
2019MarçoJCP MensaisR$ 0,02
2019MarçoJCP Mensais ComplementarR$ 0,73
2019AbrilJCP MensaisR$ 0,02
2019MaioJCP MensaisR$ 0,02
2019JunhoJCP Mensais IntermediárioR$ 0,19
2019JunhoJCP MensaisR$ 0,02
2019JulhoJCP MensaisR$ 0,02
2019AgostoJCP MensaisR$ 0,02
2019SetembroJCP MensaisR$ 0,02
2019OutubroDividendosR$ 1,04
2019OutubroJCP MensaisR$ 0,02
2019NovembroJCP MensaisR$ 0,02
2019DezembroJCP MensaisR$ 0,02
2019DezembroJCP Mensais complementaresR$ 0,55

Como investir nas ações do Bradesco

As ações do Bradesco são negociadas tanto no Brasil, quanto no exterior. Nas bolsas de Madri e Nova Iorque, elas são negociadas através de recibos, que correspondem às ações da empresa. Para investir no mercado internacional, o investidor deve abrir uma conta em corretoras dos países. Essas instituições vão intermediar as operações de compra e venda.

A compra de ações do Bradesco no Brasil, tanto ordinárias (BBDC3), quanto preferenciais (BBDC4), é muito fácil. O investidor pode abrir uma conta numa corretora, ou investir diretamente da sua conta investimento, onde mantém suas operações financeiras.

Antes de investir nas ações do Bradesco, o investidor deve avaliar as taxas envolvidas na operação. As principais são:

Taxa de custódia

A cobrança dessa é feita pela B3, duas vezes ao ano – janeiro e julho. No entanto, muitas instituições financeiras estão isentando os investidores dessa tarifa.

Taxa de corretagem

A taxa de corretagem é cobrada pelas corretoras a cada ordem de compra ou venda. A tarifa pode variar de corretora para corretora. Muitas empresas cobram valores fixos e outras cobram percentuais sobre o valor negociado.

Emolumentos

Também é uma tarifa cobrada pela B3 para cada ordem de compra e venda de ativos. A cobrança depende do tipo de operação, modelo do ativo, tipo do investidor e valor investido. Em geral, o percentual é de 0,031526%.

ISS

O imposto sobre serviço incide sobre a taxa de corretagem com alíquota entre 2% e 5%, variando de cidade para cidade. Em São Paulo, o valor é de 5%.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda para ações funciona da seguinte forma: pessoas físicas estão isentas se o volume de vendas for menor que 20 mil reais mensais. Caso o valor seja superior a isso, o imposto de renda será cobrado com alíquota de 15% sobre o lucro, no mês seguinte.

Para operações de Day Trade, é obrigatório o pagamento do IR, independentemente do valor negociado. A alíquota será de 20% sobre o lucro.

Vale a pena investir nas ações do Bradesco?

O Bradesco é uma das maiores empresas do país. Mesmo assim, se olharmos o gráfico das ações ordinárias (BBDC3) e preferenciais (BBDC4), haverá oscilações e desvalorizações dos papéis.

As grandes companhias no país e no mundo sofreram o impacto da pandemia causada pelo novo coronavírus. Mesmo diante de recordes e mais recordes de lucros que o Bradesco tem ano após ano, investir em ações a longo prazo necessita um pouco mais de cuidados.

A imprevisibilidade da bolsa, gerada por fatores externos como crises econômicas, instabilidades políticas, entre outras, torna o investimento a longo prazo em ações algo temerário. Quem poderia imaginar que os investidores que adquiriram ações do Bradesco em janeiro de 2020 veriam os preços caírem para menos que a metade?

Mas se você ainda não comprou ações do Bradesco, pode ser uma excelente oportunidade de adquiri-las enquanto estão baratas. A recuperação das ações pode demorar semanas, meses e até anos.

Ainda que se trate de uma empresa sólida como o Bradesco, com bom lucro líquido, ótimos produtos e atendimentos, o investimento em ações sempre apresenta um risco.

Dessa forma, é importante entender que tipo de investidor você é.

Para investidores arrojados, que utilizam a metodologia adequada de trade de curto prazo, as ações do Bradesco são uma ótima oportunidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais Ver mais