Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Perfil de Investidor

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/01/2020 às 14:33 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é um perfil de investidor?

Perfil de investidor é um nome dado a um tipo específico de investidor, categorizado conforme a sua tolerância ao risco e de quanto da rentabilidade ele está disposto a ceder em troca de maior segurança em seus investimentos.

É óbvio que isso não é ajustado magicamente ("Me dê 1% a menos em rentabilidade, desde que com 10% a menos de risco nesse título"). Não é um Delivery personalizado.

Quando tratamos de perfis, estamos tratando especialmente de quais produtos disponíveis no mercado financeiro, melhor serve àquela pessoa. Isto é, qual entrega a maior possibilidade de ganho em patrimônio sem afetar a sua tolerância ao risco (em Português bom e claro, sem matá-la do coração toda vez que o preço flutua).

Ao todo, existem 4 perfis básicos: o perfil conservador, o perfil moderado, o perfil arrojado e o perfil agressivo. Falaremos sobre cada um deles com maiores detalhes já no próximo tópico, mas por ora cabe esclarecer um ponto.

Dizemos "perfis básicos" porque essa classificação pode mudar de acordo com a empresa, ou mesmo a pessoa, que a está expondo. Alguns chegam a, inclusive, tratar o perfil agressivo e arrojado como um só. Não existe nada de errado nisso. Apenas acreditamos que essa categorização em 4 pontos seja a mais adequada para o seu entendimento.

Agora, sim, esclarecido esse ponto, vamos lá.

Afinal de contas, o que cada perfil desse significa e, melhor, como identificá-lo facilitará e muito a sua vida.

Quais são os perfis básicos de investidor?

Quando você lava a sua roupa, em quais categorias separa cada peça? Os especialistas em limpeza podem até recomendar três grupos simples: roupas claras, roupas escuras e roupas brancas. Você, por sua vez, pode inventar e reinventar. Quer separar a camiseta de banda da calça jeans? A meia encardida da roupa de trabalho? Você pode.

Mas por que você faria isso? Por que separar se seria muito mais fácil bater tudo junto?

A verdade é que, geralmente, nós separamos as peças porque cada uma pede um tipo de cuidado. A roupa branca pode ser alvejada, enquanto a colorida tem suas ressalvas. A meia encardida pede uma água com temperatura superior na máquina de lavar, para garantir a limpeza. Por aí vai...

Quando se trata dos investidores, é a mesma coisa. Cada um, a depender do seu perfil, "pede" um tipo diferente de estratégia.

Se você usar a água muito quente numa peça delicada, ela vai sair toda danificada da máquina. Se você recheia a carteira de uma pessoa avessa a riscos com ações, ela vai ter um treco antes mesmo do primeiro mês.

É por isso que as categorizações existem: para garantir que cada produto de limpeza (ativo) vai encontrar a peça (investidor) certa.

Veja a seguir mais detalhes de cada perfil:

Perfil conservador

Nível de risco tolerado: Baixo. 

Objetivo: Proteger o patrimônio, sem perdas.

Ativos mais comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Títulos Públicos, Fundos de Renda Fixa e Previdência Privada.

Perfil moderado

Nível de risco tolerado: Médio.

Objetivo: Acumular patrimônio, aceitando correr um pequeno risco de perdas em troca de mais retorno.

Ativos mais comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Debêntures, CRI, CRA e Títulos Públicos; Fundos Multimercado de baixa e média volatilidade; Fundos Imobiliários; ETFs e COEs.

Perfil arrojado

Nível de risco tolerado: Médio-Alto.

Objetivo: Acumular patrimônio, buscando assumir riscos mais elevados, em troca da maior rentabilidade possível.

Ativos comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Debêntures, CRI e CRA; Fundos Multimercado de média e a alta volatilidade; Fundos de Ações; Fundos Imobiliários; ETFs e COEs.

Perfil agressivo

Nível de risco tolerado: Alto.

Objetivo: Alcançar os maiores retornos, mesmo que assuma muito mais risco e algumas perdas a curto prazo.

Ativos comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Debêntures, CRI e  CRA; Fundos multimercado de média e a alta volatilidade; Fundos de Ações; Fundos Imobiliários; ETFs e COEs; Operações em Ações; Operações em Derivativos (Opções e Mercado Futuro).

Não faço ideia de qual é o meu perfil… E agora?

Não se preocupe! Aqui no Mais Retorno, disponibilizamos um teste rápido e completo para você descobrir qual é o seu perfil e, então, começar a investir com muito mais clareza e direcionamento. Para acessá-lo, clique aqui.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados