Logo Mais Retorno
Christopher Waller
Economia

Waller, do Fed, manifesta apoio para alta de 75 pontos-base nos juros em julho

Para setembro, o dirigente afirmou que “provavelmente” defenderá alta de 50 pontos-base

Data de publicação:07/07/2022 às 15:38 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

O membro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller antecipou, nesta quinta-feira, 7, que apoiará outro aumento de juros em 75 pontos-base no próximo encontro, neste mês. Para setembro, o dirigente afirmou que "provavelmente" defenderá alta de 50 pontos-base.

Christopher Waller
Waller, do Fed, sinalizou que pretende apoiar uma elevação de 0,75 ponto porcentual na taxa básica de juros dos EUA em julho - Foto: Reprodução

Em evento organizado pela Associação Nacional de Negócios Econômicos (Nabe, na sigla em inglês), Waller reiterou que a política monetária deve avançar a um nível restritivo rapidamente. Para ele, isso implica subir juros de maneira mais agressiva no início do ciclo e, em seguida, moderar o ritmo de aperto.

Waller também destacou que a inflação nos Estados Unidos "está muito alta" e não dá sinais de arrefecimento.

Chances de um ‘pouso suave’

O membro do Fomc minimizou os riscos de que a economia dos Estados Unidos entre em recessão como resultado do aperto monetário.

"Ainda acho que temos boas chances de alcançar um pouso suave", afirmou, em referência ao fenômeno no qual é possível controlar a inflação sem causar danos significativos à atividade.

O dirigente explicou que, apesar de sinais incipientes de desaceleração, a economia americana segue "razoavelmente forte".

Segundo ele, o mercado de trabalho americano está sólido e, amanhã, o relatório payroll deve apontar criação de cerca de 275 mil empregos em junho. "Pessoalmente, acho que os temores de recessão são exagerados", disse.

Waller acrescentou que há divergências entre os dados de Produto Interno Bruto (PIB) e de renda, que estão em direções opostas. Para ele, as expectativas de inflação seguem ancoradas. / com Agência Estado

Leia mais

Economia no segundo semestre de 2022: quais as perspectivas? (maisretorno.com)
Bolsa opera com alta acentuada, acompanhando exterior e commodities (maisretorno.com)
Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido (maisretorno.com)
Ata do BCE: alta de juros mais forte pode causar reação dos mercados (maisretorno.com)
Fundos multimercado: conheça os 7 mais rentáveis em 12 meses (maisretorno.com)
Ativos internacionais mais negociados em junho contemplam as big techs (maisretorno.com)
FGV: IGP-DI sobe 0,62% em junho e soma alta de 11,12% em 12 meses (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter