Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Renda Variável

Entre 10 casas de investimentos, 8 recomendam a Vale e 6 a Petrobras para a carteira de maio

Setor de commodities foi bem no primeiro trimestre do ano, mas perdeu tração em abril. Mesmo assim, o mercado ainda aposta nas gigantes

Data de publicação:04/05/2022 às 04:24 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Vale (VALE3) lidera com folga, também em maio, a lista das ações mais recomendadas por analistas de bancos e corretoras. Oito das dez casas consultadas indicam os papeis da mineradora na carteira de maio.

As companhias do setor de commodities têm clara preferência das equipes de análise. Em segundo lugar vem a Petrobras (PETR4), com seis indicações, seguida de PetroRio (PRIO3), com quatro. Seguem-se, também com quatro recomendações, JBS (JBSS3) e Banco do Brasil (BBAS3).

Carteira de maio Vale
Foto: Reprodução

Após um trimestre de desempenho robusto, impulsionadas pelas compras de capital estrangeiro, as ações de commodities desaceleraram e perderam força em abril. Ainda assim, fazem parte das apostas de analistas e gestores para maio. Especialmente a mineradora.

Das casas consultadas, apenas uma, a Genial Investimentos, sacou a Vale (VALE3) da carteira recomendada de abril e a trocou por Transmissão Paulista (TRPL4) na de maio.

A equipe de análise da XP reduziu o peso atribuído à Vale (VALE3) para 10%, pelo temor de rápido contágio da covid-19 na China e pela demanda mais fraca por minério de ferro no país.

A previsão da casa, ainda assim, é que a mineradora pague dividendos generosos no futuro, por causa dos “níveis saudáveis dos preços de minério de ferro, cobre e níquel”.

Confira as carteiras recomendadas

BTG Pactual Equity Research

AçãoTicker
ValeVALE3
Itaú UnibancoITUB4
Banco do BrasilBBAS3
RaizenRAIZ4
EnergisaENGI11
MultiplanMULT3
SLC AgrícolaSLCE3
ArezzoARZZ3
MinervaBEEF3
LocawebLWSA3

XP Investimentos

AçãoTicker
ArezzoARZZ3
AssaíASAI3
Banco do BrasilBBAS3
CBACBAV3
HyperaHYPE3
IguatemiIGTI11
LocalizaRENT3
PetrobrasPETR4
PetzPETZ3
ValeVALE3

Genial

AçãoTicker
EDP BrasilENBR3
MultilaserMLSA3
CTEEP Transm. PaulistaTRPL4
VivaraVIVA3
KlabinKLBN11
Itaú UnibancoITUB4
Banco SantanderSANB11
PetroRioPRIO3
ArezzoARZZ3
Alupar InvestimentosALUP11

Toro Investimentos

AçãoTicker
ValeVALE3
JHSF ParticipaçõesJHSF3
RaizenRAIZ4
Energias do BrasilENBR3
PetroRioPRIO3
TimTIMS3
WEGWEGE3
JBSJBSS3
Booking HoldingsBKNG3
CopasaCCMG3

Modalmais

AçãoTicker
PetrobrasPETR4
IguatemiIGTI11
JBSJBSS3
JHSFJHSF3
ValeVALE3

Guide Investimentos

AçãoTicker
Alupar UnitsALUP11
Banco do BrasilBBAS3
MarfrigMRFG3
MovidaMOVI3
MultiplanMULT3
PetrobrasPETR4
SLC AgrícolaSLCE3
TIMTIMS3
ValeVALE3
VivaraVIVA3

Ágora Investimentos

AçãoTicker
Banco do BrasilBBAS3
CemigCMIG4
Lojas RennerLREN3
WegWEGE3
SuzanoSUZB3
PetrobrasPETR4
AmbevABEV3
JHSF ParticipaçõesJHSF3
ValeVALE3

Ativa Investimentos

AçãoTicker
JBSJBSS3
YduqsYDUQ3
Pague MenosPGMN3
PetrobrasPETR4
TotysTOTS3

Warren Investimentos

AçãoTicker
ValeVALE3
São MartinhoSMTO3
SimparSIMH3
JBSJBSS3
TaesaTAEE11
KlabinKLBN11
Vibra EnergiaVBBP3
EngieEGIE3
FleuryFLRY3
PetrobrasPETR4
RandonRAPT4
PetroRioPRIO3

CM Capital

AçãoTicker
SinqiaSQIA3
VamosVAMO3
PetroRioPRIO3
ValeVALE3
Kepler WeberKEPL3

Cenário desafiador à frente

A equipe do BTG Pactual Equity Research vê com preocupação o aperto monetário nos Estados Unidos. Entende que o aumento dos juros americanos coloca sob pressão a renda variável global e “não favorece as ações de mercados emergentes”.

Uma das mais prejudicadas seriam as brasileiras, mas os analistas consideram que o País está relativamente bem posicionado no atual “ambiente geopolítico desafiador”.

Na visão da equipe de análise do Banco, o Brasil está geográfica e economicamente isolado da guerra na Ucrânia, mas a inflação alta, baixo crescimento e incertezas sobre política fiscal no longo prazo impactam negativamente os preços dos ativos.

O cenário doméstico continua cheio de incertezas, apontam os analistas da Warren Investimentos, “mas os principais catalisadores negativos para a bolsa brasileira vêm do exterior.”

Para eles, o lockdown na China derrubou os ativos de risco e medidas restritivas para combater a covid ampliam também os gargalos logísticos.

O principal temor é uma desaceleração forte do crescimento chinês, apesar do anúncio de medidas de estímulo pelo governo.

Leia mais

Selic em 12,75% vai permitir retorno acima de 1% ao mês na renda fixa (maisretorno.com)
Selic: mercado espera 12,75%, mas diverge sobre novos aumentos (maisretorno.com)

Sobre o autor
Tom Morooka
Colaborador do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados