Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Juros alto
Economia

CPI dos EUA sobe 0,3% em abril ante março e tem avanço anual de 8,3%

O núcleo da inflação, que exclui preços de alimentos e energia, avançou 0,6% no período

Data de publicação:11/05/2022 às 12:58 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,3% em abril ante março, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira, 11, pelo Departamento do Trabalho.

O resultado superou levemente a expectativa dos analistas, que previam alta de 0,2% no mês passado.

CPI
CPI americano de abril veio levemente acima das expectativas do mercado - foto: Envato

Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,6% na comparação mensal de abril. Neste caso, o consenso do mercado também era de acréscimo menor, de 0,4%.

Na comparação anual, o CPI dos EUA deu um salto de 8,3% no mês passado, acima da projeção de alta de 8,1%. Já o núcleo teve incremento anual de 6,2% no último mês, enquanto analistas projetavam alta de 6,0%.

O que pensa o mercado sobre o CPI dos EUA?

De acordo com Nicolas Giacometti, especialista em renda fixa da Blue3, o CPI desacelerou pela primeira vez desde agosto do ano passado.

“O índice veio a 0,3% em abril e 8,3% no acumulado dos últimos 12 meses, uma queda em relação aos 8,5% registrados em março, que havia sido o maior nível em 40 anos”.

Nicolas Giacometti, da Blue3

Segundo Giacometti, mesmo que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não tenha descartado altas de 0,75 ponto porcentual em futuras reuniões, “uma inflação mais suave pode sinalizar que as autoridades monetárias conseguirão conter o aperto inflacionário sem ter que ‘machucar’ tanto a economia, o que causaria um efeito positivo ao dólar”.

Para Matheus Pizzani, da CM Capital, apesar dos dados da inflação não refletirem possíveis efeitos de mudança na postura do Fed, é importante acompanhar a trajetória dos juros a partir daqui.

“Especialmente no que se refere ao setor de serviços, que se encontra extremamente aquecido em função do baixo desemprego e bom nível de renda no país, assim como os preços do grupo de energia, que baixaram para patamares muito baixo após sucessivas altas, de maneira que novas elevações devem ser preocupantes, uma vez que partem de bases muito baixas”, complementou. / com Agência Estado

Leia mais

Desempenho dos investimentos em abril com dafo oficial da inflação (maisretorno.com)
Fundos de renda fixa: 6 conseguiram bater a inflação em 12 meses (maisretorno.com)
IBGE: inflação sobe 1,06% em abril e soma alta de 12,13% em 12 meses (maisretorno.com)
Bolsa busca recuperação com forte alta das commodities: dólar cai (maisretorno.com)
Meme stocks foram a preferência do brasileiro no exterior em abril (maisretorno.com)
Eleições já entram em cena e vão influenciar o mercado financeiro (maisretorno.com)
Sharding: o que é e qual sua importância para o blockchain? (maisretorno.com)

Sobre o autor
Julia Zillig
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados