Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa terá menos feriados em 2022 com novas regras de funcionamento; confira o calendário

B3 funcionará em feriados municipais e segue regra das principais bolsas internacionais

Data de publicação:29/12/2021 às 05:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O ano de 2021 na Bolsa encerra-se na próxima quinta-feira, 30, após um período cheio de volatilidade e marcado por vários feriados com emenda. Ao todo, já somando o dia 31 de dezembro, a B3 contabilizou 14 dias sem negociações.

Em 2022, o número de dias parado será menor para a Bolsa – 10 dias – incluindo a redução de feriados em dias úteis, menos emendas e a nova regra de fechamento do pregão, que valerá apenas para os feriados nacionais.

Bolsa fechará menos dias em 2022; confira quais são os feriados e as mudanças
Bolsa passará a funcionar em feriados municipais a partir de 2022 - Foto: B3/Divulgação

“ A nova regra alinha o calendário de funcionamento da B3 ao das principais bolsas de valores mundiais, que interrompem o funcionamento apenas em feriados nacionais. A mudança também permitirá que o mercado de todo o Brasil possa operar seguindo o calendário de feriados nacionais”.

B3, em nota sobre o anúncio da mudança de funcionamento nos feriados

Com isso, a B3 passa a funcionar em feriados municipais tradicionais como o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro, no dia da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho, e no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Na Quarta-Feira de Cinzas, após o carnaval, que cairá no dia 2 de março, o pregão na Bolsa terá início a partir das 13h. No dia 30 de dezembro, que antecede a véspera do Ano Novo, não haverá expediente.

Confira os dias em que não haverá expediente na Bolsa em 2022

FeriadoDia
Carnaval28 de fevereiro (segunda-feira)
Carnaval1 de março (terça-feira)
Paixão de Cristo15 de abril (sexta-feira)
Tiradentes21 de abril (quarta-feira)
Corpus Christi16 de junho (quinta-feira)
Dia da Independência7 de setembro (quarta-feira)
Dia de Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças12 de junho (quarta-feira)
Finados2 de novembro (quarta-feira)
Proclamação da República15 de novembro (terça-feira)
Ano Novo30 de dezembro (sexta-feira)
Fonte: B3

Feriados internacionais

Para o próximo ano, a B3 adaptou seu funcionamento também aos feriados americanos por conta das negociações de ETFs. Confira quais são:

FeriadoDia
Martin Luther King, Jr.17 de janeiro (segunda)
Dia dos Presidentes21 de fevereiro (segunda)
Memorial Day30 de maio (segunda)
Dia da Independência4 de julho (segunda)
Dia do Trabalho5 de setembro (segunda)
Columbus Day10 de outubro (segunda)
Dia dos Veteranos11 de novembro (sexta)
Dia de Ação de Graças24 de novembro (quinta)
Natal26 de dezembro (segunda)
Fonte: B3

Nos dias acima, a B3 operará normalmente, mas com alguns ajustes nas operações da Câmara B3 e na Câmara de Câmbio B3.  

Nesses feriados, a Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

Já a Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao das bolsas americanas e dia útil no Brasil.

Horário de funcionamento

O pregão da B3 tem início às 10h, horário de Brasília, e seguem até às 18h, novo horário que passou a valer a partir de 8 de novembro deste ano, com o intuito de equilibrar o mercado brasileiro com o fim do horário de verão nos Estados Unidos.

Com o novo horário de funcionamento, o after market, que atualmente ocorre das 17h às 18h, deixa de ocorrer - as negociações pós pregão só acontecerão nos dias de vencimentos de opções. As negociações do Ibovespa futuro acontecem das 9h às 18h25.

Sobre o autor
Julia Zillig
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados