Logo Mais Retorno
Renda Variável

B3 divulga segunda prévia do Ibovespa com entrada de Positivo e CSN Mineração; veja quem sai

AS ações de Porto Seguro e do Banco Inter foram retiradas do índice, que vai vigorar a partir de 3 de janeiro

Data de publicação:17/12/2021 às 07:00 -
Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:

A Bolsa de Valores, a B3, divulgou nesta quinta-feira, 16, a segunda prévia do Ibovespa, que vai vigorar de 3 de janeiro a 29 de abril de 2022, tomando como base o fechamento do pregão do dia anterior, 15.

A prévia registra a entrada de Positivo Tec ON (POSI3) e CSN Mineração ON (CMIN3). Saíram da composição o Banco Inter e Porto Seguro (PSSA3), além de Getnet (GET11), que já havia sido retirada na primeira prévia do índice. Agora o Ibovespa conta com 92 ativos de 88 empresas listadas.

ibovespa
Composição do Ibovespa tem 92 ativos de 82 empresas

Para chegar à carteira definitiva do Ibovespa após o rebalanceamento, haverá uma terceira prévia a ser divulgada no dia 29 de dezembro. Até lá a Bolsa continua avaliando o desempenho das estreantes para definir a sua permanência ou não no Índice.

As ações de maior peso no índice

Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do novo índice foram: Vale ON (14,87%), Petrobras PN (6,476%), Itaú Unibanco PN (5,023%), Bradesco PN (4,573%) e Petrobras ON (4,172%).

Para efeitos de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira anterior do índice, válida de 6 de setembro a 30 de dezembro de 2021, foram: Vale ON (14,477%), Itaú Unibanco PN (6,180%), Petrobras PN (5,222%), Bradesco PN (4,517%) e Petrobras ON (4,062%).

Peso das estreantes na prévia do Ibovespa

A B3 estima que a CSN entre para o índice com um peso de 0,37%, enquanto a Positivo dique com 0,04%.

O Índice Bovespa muda a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro de cada ano. A Bolsa faz uma reavaliação das ações que compõem a carteira do Ibovespa para verificar se os ativos atendem aos critérios de fazerem parte do índice.

Os ativos precisam ser negociados com regularidade e com volume financeiro relevante, de pelo menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores. Além disso, as ações não podem ter valores inferiores a R$ 1,00, as “penny stocks".

As eleitas para compor o índice tendem a apresentar uma valorização mais acentuada, porque passam a ser cobiçadas pelos fundos de investimentos, e também dos investidores de uma forma geral.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!