Ações da Porto Seguro e da Positivo estão na primeira prévia do novo Índice Bovespa, que passa a valer em 3 de janeiro
Na nova composição, o Índice é formado por 93 ativos
Em primeira prévia de composição do Índice Bovespa, o que mede a variação das ações mais negociadas a cada dia, a Bolsa incluiu dois papéis, Porto Seguro ON (PASSA3) e Positivo Tec ON (POSI3). O primeiro terá um peso de 0,20%, e o segundo de 0,04% no balanceamento do índice.
Ao mesmo tempo, a Bolsa excluiu da carteira do Ibovespa, as ações de Getnet, que exerciam um peso de 0,02%.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1, pela B3, e a composição foi feita com base no fechamento do mercado no dia 30 de novembro de 2021. Com isso, a atual carteira compreende 93 ativos, e o novo índice terá validade de 3 de janeiro a 29 de abril.
Uma nova prévia será no dia 16 de dezembro, e uma terceira e última composição será feita às vésperas da vigência do novo índice
As ações da Porto Seguro e da Positivo vinham firme nas apostas de analistas, pelo nível de negociação dos ativos nos pregões. Eles precisam estar em, pelo menos, 95% dos pregões ocorridos durante a vigência das três carteiras anteriores. Esse é um dos principais requisitos para o papel fazer parte do seleto grupo do Índice Bovespa.
A B3 divulgou também os pesos atuais das ações mais líquidas do mercado e que, portanto, carregam um peso maior para o índice. Na atual formação, Vale ON tem um peso de 14,83%, Petrobras PN, de 6,74%, Itaú Unibanco PN, de 5,36%, Bradesco PN (4,69%) e Petrobras ON 4,06%.
Os critérios para entrar na carteira do Índice Bovespa
O Índice Bovespa muda a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro de cada ano. A Bolsa faz uma reavaliação das ações que compõem a carteira do Ibovespa para verificar se os ativos atendem aos critérios de fazerem parte do índice.
Os ativos precisam ser negociados com regularidade e com volume financeiro relevante, de pelo menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores. Além disso, as ações não podem ter valores inferiores a R$ 1,00, as “penny stocks.
As eleitas para compor o índice tendem a apresentar uma valorização mais acentuadas, porque passam a ser cobiçadas pelos fundos de investimentos, e também dos investidores de uma forma geral.