Outros

Ações da Porto Seguro e da Positivo estão na primeira prévia do novo Índice Bovespa, que passa a valer em 3 de janeiro

Na nova composição, o Índice é formado por 93 ativos

Data de publicação:01/12/2021 às 17:34 - Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Em primeira prévia de composição do Índice Bovespa, o que mede a variação das ações mais negociadas a cada dia, a Bolsa incluiu dois papéis, Porto Seguro ON (PASSA3) e Positivo Tec ON (POSI3). O primeiro terá um peso de 0,20%, e o segundo de 0,04% no balanceamento do índice.

Ao mesmo tempo, a Bolsa excluiu da carteira do Ibovespa, as ações de Getnet, que exerciam um peso de 0,02%.

Foto: B3/Divulgação
Sede da B3 em São Paulo | Foto: B3/Divulgação

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1, pela B3, e a composição foi feita com base no fechamento do mercado no dia 30 de novembro de 2021. Com isso, a atual carteira compreende 93 ativos, e o novo índice terá validade de 3 de janeiro a 29 de abril.

Uma nova prévia será no dia 16 de dezembro, e uma terceira e última composição será feita às vésperas da vigência do novo índice

As ações da Porto Seguro e da Positivo vinham firme nas apostas de analistas, pelo nível de negociação dos ativos nos pregões. Eles precisam estar em, pelo menos, 95% dos pregões ocorridos durante a vigência das três carteiras anteriores. Esse é um dos principais requisitos para o papel fazer parte do seleto grupo do Índice Bovespa.

A B3 divulgou também os pesos atuais das ações mais líquidas do mercado e que, portanto, carregam um peso maior para o índice. Na atual formação, Vale ON tem um peso de 14,83%, Petrobras PN, de 6,74%, Itaú Unibanco PN, de 5,36%, Bradesco PN (4,69%) e Petrobras ON 4,06%.

Os critérios para entrar na carteira do Índice Bovespa

O Índice Bovespa muda a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro de cada ano. A Bolsa faz uma reavaliação das ações que compõem a carteira do Ibovespa para verificar se os ativos atendem aos critérios de fazerem parte do índice.

Os ativos precisam ser negociados com regularidade e com volume financeiro relevante, de pelo menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores. Além disso, as ações não podem ter valores inferiores a R$ 1,00, as “penny stocks.

As eleitas para compor o índice tendem a apresentar uma valorização mais acentuadas, porque passam a ser cobiçadas pelos fundos de investimentos, e também dos investidores de uma forma geral.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre