Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
renda variável
Mercado Financeiro

Bolsa cai 0,88% com commodities no exterior por mais um dia; dólar sobe 0,76%

Preços das commodities caem com novo surto e covid na China e guerra no Leste Europeu

Data de publicação:15/03/2022 às 18:32 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou com queda de 0,88% aos 108.959 pontos. Desta vez, nem mesmo o tom mais positivo das bolsas internacionais conseguiram segurar o Ibovespa, derrubado por mais um dia pelas gigantes de commodities, Vale e Petrobras, que continuaram sendo afetadas pela queda do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional.

bolsa
Queda no preço das commodities afetou a Bolsa pelo segundo dia consecutivo - Foto: Shutterstock

As ações da Vale caíram 2,87%, e as de Petrobrás, 2,42%. As duas exercem um peso de mais de 22% na composição do índice, considerando as preferenciais e as ordinárias da petroleira. Os preços dos produtos estão em queda tanto pelos entraves nas negociações entre Rússia e Ucrânia como também pela perspectiva de novos lockdowns na China com avanço de nova onda de covid em algumas cidades. Dois movimentos que sugerem um desaquecimento na economia global.

Mas não foi só isso, está pesando no mercado doméstico o temor com os índices de inflação e a expectativa com alta ainda maior dos juros. Amanhã o Comitê de Política Monetária anuncia a nova Selic, e os investidores esperam por uma alta de 1 ponto porcentual, elevando o juro básico da economia para 11,75% ao ano. Mas algumas apostas indicam um ajuste maior diante do comportamento dos preços.

Lá fora, as bolsas americanas fecharam em alta, e as europeias reduziram as perdas no fechamento, com os números da inflação nos EUA, que vieram abaixo do esperado, ressalta Dennis Esteves, especialista em Renda Variável da Blue3. A alta dos preços na economia americana, medida pelo PPI (preços ao produtor), foi de 0,8% em feveireiro e foi entendido pelo mercado como um alívio, uma pequena trégua da inflação, que é a maior em 40 anos, sem ajuste nos juros.

Com isso, as bolsas de Nova York fecharam em forte alta: Dow Jones subiu 1,82%, S&P 500, 2,14% e a Nasdaq, 2,00%.

A expectativa é grande com o ajuste dos juros que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) deve promover amanhã, na Super Quarta, porque será anunciada também aqui a nova Selic. Esteves explica que, com a guerra no Leste Europeu que já está desacelerando a economia, os bancos centrais tendem a suportar a inflação por mais tempo, sem aumentar tanto os juros.

O dólar deu mais um pulinho, de 0,76% e ficou cotado a R$ 5,16.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados