FED- Federal Reserve
O que é o Federal Reserve System?
O Federal Reserve System (o FED, também traduzido como Sistema de Reserva Federal) é uma instituição estadunidense responsável pela supervisão do sistema bancário e pela definição da política monetária aplicada no país.
Atua, nos Estados Unidos, de maneira muito semelhante ao que o Banco Central do Brasil faz por aqui. Através de ações como o controle da taxa básica de juros e a emissão/recompra de títulos públicos, por exemplo, o FED influencia grandemente as condições monetárias e de crédito norte-americanas - e, portanto, toda a Economia.
É composto por dois grupos: o Board of Governors (Conselho de Governadores, composto por 7 membros) e o conjunto de bancos regionais que atuam como “filiais” do FED ao longo do país. Ao todo, são 12:
- Federal Reserve Bank of Atlanta;
- Federal Reserve Bank of Boston;
- Federal Reserve Bank of Cleveland;
- Federal Reserve Bank of Dallas;
- Federal Reserve Bank of Chicago;
- Federal Reserve Bank of Kansas City;
- Federal Reserve Bank of Minneapolis;
- Federal Reserve Bank of New York;
- Federal Reserve Bank of Philadelphia;
- Federal Reserve Bank of Richmond;
- Federal Reserve Bank of San Francisco;
- Federal Reserve Bank of St. Louis.
O presidente de cada uma das filiais compõe, juntamente com os membros do Conselho de Governadores, o Federal Open Market Committee (ou FOMC, o Comitê Federal do Mercado Aberto).
Responsável por definir a taxa de juros do país, o FOMC é comumente comparado ao COPOM, o seu correspondente dentro da estrutura econômica brasileira.
Como o Federal Reserve System funciona?
O FED foi criado ainda em 1913, com o objetivo de supervisionar a atividade bancária nos Estados Unidos. Para tanto, ele deveria agregar tanto os interesses governamentais quanto os das instituições privadas, de modo a tentar encontrar um equilíbrio entre os propósitos de cada esfera.
A sua estrutura, a partir disso, foi criada sob a ideia de autonomia e independência. Enquanto o seu presidente e vice-presidente são diretamente escolhidos pelo governo, as suas decisões são soberanas. O que significa que não precisam ser aprovadas pelo Legislativo ou Executivo para entrarem em vigor.
O FED tem como alguns dos seus objetos:
- A criação do Beige Book;
- A criação do Green Book;
- A emissão ou recompra dos títulos públicos;
- A impressão da moeda;
- A política cambial;
- A taxa básica de juros;
- A taxa de redesconto.
Como o Federal Reserve System é composto?
Como te contamos lá na primeira seção, o FED é composto por dois grupos principais (o Board of Governors e as unidades regionais), que se unem para formar o Federal Open Market Committee.
A seguir, vamos discutir um pouco mais a estrutura de cada um deles.
Board of Governors
O Board of Governors é considerado a autoridade máxima da instituição, responsável pelas definições regulatórias do setor bancário.
É formado, ao todo, por 7 membros. Todos eles são indicados pelo presidente dos EUA e aprovados pelo Congresso, sendo que o mesmo processo é seguido para a escolha do presidente e vice-presidente da divisão.
O presidente do Board of Governors se torna, automaticamente, o presidente do FOMC.
Federal Reserve (Regional)
Grupo de 12 bancos regionais espalhados pelo país.
As suas maiores responsabilidades são: transmitir a moeda aos bancos comerciais e realizar os levantamentos que dão forma ao Beige Book e ao Green Book.
Federal Open Market Committee (FOMC)
Comitê que se reúne 8 vezes ao ano para a definição das políticas monetárias dos EUA.
É composto pelos integrantes do Board of Governors e pelos presidentes de cada “filial” do Federal Reserve, totalizando 19 participantes. No entanto, o número total de votantes membros é de apenas 12
Desse total, 7 são membros do Board of Governors, 1 é o Federal Reserve of New York (fixo) e outros 4 são escolhidos entre os participantes que sobram, revezando-os a cada encontro.