Logo Mais Retorno
termos

S&P Dow Jones

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/12/2021 às 12:50 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é S&P Dow Jones?

A S&P Dow Jones Indices é uma joint venture formada pela união das empresas S&P Global, CME Group, responsável por um dos mercados de Bitcoin Futuro dos Estados Unidos e New Corp.

A empresa licencia e comercializa índices do mercado de ações e fundos de investimento negociados na bolsa de valores. Possui funcionários em diversas cidades do mundo incluindo Nova York, Londres, Cingapura, Sidney e Dubai.

O S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average são os índices mais conhecidos da empresa, no entanto, o Dow Jones Transportation Index, um dos índice mais antigo em uso no mercado financeiro, também é administrado pela marca.

O que é o Índice Dow Jones?

O S&P Dow Jones conta com mais de cem mil índices, embora muitos despertem o interesse de poucos investidores.

A maioria dos índices indica como os preços de determinado conjunto de ações se comporta ao longo do tempo, mas a empresa também divulga métricas de fundo de renda fixa, commodities, moedas e títulos públicos. Recentemente, a S&P Dow Jones lançou o Índice de Sustentabilidade Dow Jones que rastreia o desempenho de marcas e indústrias que produzem de forma sustentável em todo o mundo.

O nome oficial do índice mais importante da empresa é Dow Jones Industrial Average, no entanto, ele é mais conhecido como Dow Jones, Dow 30, DJIA e INDP. 

É um dos índices mais importantes do mercado financeiro americano e mundial e se baseia no comportamento das ações de 30 grandes empresas norte-americanas como a Apple, Mc Donald’s, Microsoft, Visa, Walmart, The Walt Disney Company e a Johnson & Johnson indústria farmacêutica possui que faz parte do índice desde 1997.

Muitos investidores e analistas de todo o mundo acompanham esse índice e o seu desempenho é responsável pela movimentação de bilhões de dólares em diferentes produtos financeiros.

Vale observar que embora chamado de índice,  o Dow Jones é uma média baseada no preços das ações das marcas que compõem a cartela de investimentos.

Qual a importância da S&P Dow Jones para o mercado financeiro?

São muitos os fatores que tornam o S&P Dow Jones Índices uma empresa importante para o mercado financeiro, a começar pelo tempo que está ativa — o que permite que os índices divulgados pela empresa se tornem um parâmetro de análise sobre como grandes empresas de capital aberto americana se comportam ao longo dos anos.

No entanto, muitos analistas apontam que o índice não é capaz de oferecer uma perspectiva real do mercado de ações americano, uma vez que é composto por apenas 30 empresas e o Estados Unidos conta com milhões de empresas dos mais diversos segmentos.

Apesar disso, o DJIA é acompanhado por investidores e analistas do mercado financeiro de todo o mundo, servindo de referência para fundos de investimentos, contratos futuros e derivativos que movimentam quantidades expressivas de dinheiro todos os dias. 

Como é feita a composição da carteira da S&P Dow Jones?

A composição da carteira teórica da empresa não obedece a uma metodologia específica como ocorre com outros índices do mercado acionário como o S & P 500 e o Ibovespa, indicador das ações negociadas na bolsa de São Paulo.

No caso do Dow Jones, os ativos são selecionados pelos editores do The Wall Street Jornal, um jornal sobre notícias econômicas com sede em Nova York. entre empresas líderes no mercado

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!