termos

NASDAQ

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2019 às 15:40 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é NASDAQ?

A NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma das bolsas de valores de Nova Iorque, nos Estados Unidos (a outra é a NYSE).

A NASDAQ foi criada em 1971 sobre a premissa de ser uma bolsa de valores onde seriam empregados métodos mais avançados de tecnologia e transparência em suas negociações.

Vale lembrar que a NASDAQ também possui um índice com mais de 3 mil ações, sendo que todas as ações fazem parte da bolsa também.

Dentre os ativos temos Apple, Google, Facebook, entre outras empresas de tecnologia. Mas antes de se tornar uma bolsa de valores dos Estados Unidos, a NASDAQ se separou da NASD e se juntou com o grupo de bolsas de valores da Escandinávia (OMX).

Entre 2006 em 2007, com a junção do grupo da Escandinávia e a NASDAQ, foi criada a NASDAQ OMX.

Nesse grupo, atualmente existem 26 mercados operacionais, sendo que a tecnologia utilizada para realizar a intermediação das operações entre investidores já foi repassada para mais de 70 mercados em mais de 50 países.

Em 2011 houve uma forte especulação de que a NASDAQ poderia se juntar com ICE (Intercontinental Exchange) e a Bolsa de Chicago. No entanto, até hoje essa junção entre os grupos não ocorreu.

O que faz a NASDAQ?

Da mesma forma que a B3 aqui no Brasil, lá nos Estados Unidos existe a NASDAQ. Portanto, estamos falando de uma das bolsas de valores norte-americana.

A NASDAQ tem uma grande importância para o mundo, uma vez que ela funciona quase como um termômetro para os mercados em geral, principalmente no que tange os mercados de empresas de tecnologia.

Tudo isso se deve a posição econômica e de referência que os Estados Unidos possuem hoje no mundo.

Atualmente a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo, ficando atrás da sua concorrente direta, a NYSE.

Em questões de operações por dia, a NASDAQ acaba ficando na frente tendo quase o triplo de movimentações.

Enquanto a NYSE possui algo em torno de 1,2 trilhões de operações por dia, a NASDAQ tem 2,8 trilhões.

Ainda com relação às empresas de tecnologia listadas na NASDAQ, é possível ver que boa parte delas ocupam os primeiros lugares ou são as empresas com maior peso do S&P 500 (índice americano com as 500 maiores empresas dos Estados Unidos).

Diferenças entre NADAQ e NYSE

A NASDAQ é uma bolsa de valores mais procurada por empresas de tecnologia quando o assunto é abertura de capital e a manutenção de sua listagem no mercado de capitais.

Essa tendência de acomodar mais empresas de um segmento traz certos riscos a NASDAQ, uma vez que a NYSE negocia ações de empresas mais “tradicionais” (de negócios mais “comuns”).

Desse modo, o risco sobre a NYSE é menor, uma vez que as empresas participantes estão mais pulverizadas em diferentes setores.

Por mais que a NYSE tenha maior peso de mercado em comparação a NASDAQ, a mesma conta com um menor número de ações listadas.

Enquanto a NYSE possui algo em torno de 2400 ações listadas, a NASDAQ tem 3058.

A idade entre as duas bolsas também possui certa diferença. A NASDAQ conta com apenas 46 anos de vida (2019) enquanto a NYSE conta com 225 anos.

Sobre o autor
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre
Flávio Augusto da Silva

Flávio Augusto da Silva

Quem é Flávio Augusto da Silva? Flávio Augusto da Silva é o fundador de uma das maiores redes de ensino do Brasil, a Wise Up. Além disso,...

  CONTINUAR LENDO