Última modificação em 9 de abril de 2021

O que é Core PPI?

Talvez você não esteja tão acostumado a ouvir sobre o Core PPI, afinal, esse é um índice utilizado nos Estados Unidos. Por outro lado, se chegou até aqui, entendemos que quer aprender mais sobre o tema, certo?

Para começar, o Core PPI é um índice. Isso significa que ele serve para medir o desempenho de um determinado segmento e, consequentemente, monitorar o andamento desse determinado fator econômico.

A ideia, portanto, é similar ao que estamos habituados no Brasil. Por aqui temos, por exemplo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que é utilizado para acompanhamento da inflação. Ou então o IPP (Índice de Preços ao Produtor), que é inclusive similar ao que vamos aprender na sequência.

No entanto, para entender esse conceito de Core PPI, precisamos primeiramente compreender o contexto do PPI (sem a expressão Core), que é utilizada como forma de torná-lo ainda mais seletivo na sua composição.

O que significa PPI?

PPI é uma abreviação para Producer Price Index ou, se preferir em tradução livre para o português, Índice de Preço ao Produtor (sim, exatamente a mesma coisa que mencionamos agora pouco como exemplo de índice brasileiro).

O objetivo dessa ferramenta está em medir a variação de preços praticados pelos produtores. Importante estar atento que, neste indicador, abordamos os preços de venda para bens e serviços dos produtores — e não dos consumidores, ok?

Por outro lado, também não significa que a informação não tenha relevância para nós, enquanto consumidores. Isso porque, de maneira um tanto quanto lógica, se os produtores apresentam um aumento dos seus custos, esse cenário fatalmente será encaminhado para o comprador final.

O que queremos dizer é que, se há um aumento do PPI, isso representa que houve inflação nos preços dos produtores nacionais de bens e serviços. Logo, esse aumento será refletido no preço cobrado ao consumidor final.

Como funciona o Core PPI?

Agora você já entendeu o que é o PPI (Índice de Preços ao Produtor) e que ele é calculado de acordo com a perspectiva dos produtores nacionais de bens e serviços.

Para essa tarefa, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, que é o responsável pelo cálculo e pelo monitoramento do índice PPI, leva em consideração três áreas produtivas:

No entanto, como você pode concluir antecipadamente, esse conjunto de indústrias forma um grupo enorme de atividades, entre as quais podemos ter bens e serviços que oferecem uma alta volatilidade ao índice, algo que dificulta a sua leitura.

Pensando nisso, as autoridades americanas criaram algumas variações do PPI tradicional. Uma delas é justamente o Core PPI, que realiza a mesma medição, mas exclui da conta bens relacionados com os setores de energia e alimentos (que estão entre os mais voláteis).

Como analisar o Core PPI?

Apesar dessa exclusão, a função do Core PPI não se distancia muito da leitura que pode ser feita sobre o PPI tradicional. Isto é, trata-se de uma medida de aumento de preços (inflação).

Desta forma, a primeira informação relevante é acompanhar o crescimento dos preços praticados aos produtores porque, como vimos, isso irá influenciar o preço final cobrado do consumidor — que pode ser comparado com o Índice de Preço ao Consumidor (CPI). Nem sempre a inflação será igual já que podemos ter taxas e benefícios fiscais diferentes em cada ponto da cadeia produtiva.

Os economistas também fazem, assim como acontece no Brasil, suas previsões e expectativas para os resultados. Se o Core PPI supera essa tendência esperada, representa algo positivo no valor da moeda que, no caso americano, é o dólar (USD). E vice-versa.

Termo do dia

Modelo Multiestágio de Maturidade

O que é Modelo Multiestágio de Maturidade? O Modelo Multiestágio de Maturidade é um referencial para o crescimento organizacional. O termo original é Capability Maturity Model…