Logo Mais Retorno
Fundos de Investimentos

Tenda, Localiza e CVC impulsionam rentabilidade de 9,53% do Fundo Feeder, da Patria Investimentos, em agosto

Rentabilidade do fundo foi maior que a do Ibovespa em agosto, de 6,16%E

Data de publicação:14/09/2022 às 05:00 -
Atualizado 11 dias atrás
Compartilhe:

Em um mês bastante positivo para o Ibovespa - principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 -, que registrou alta de 6,16% em agosto, alguns fundos de ações tiveram um retorno ainda maior. Este é o caso do Patria PIPE Feeder Private FIC FIA, o Fundo Feeder, da Patria Investimentos, que avançou 9,53% no último mês.

De acordo com carta enviada aos investidores, a gestora afirma que as três maiores contribuições para a boa performance do fundo vieram das ações da Tenda, com impacto positivo de 3,29%, Localiza, com impacto de 2,28%, e CVC, com impacto de 1,36%.

bolsa fundo feeder
Foto: Envato

Entre os principais destaques de agosto, a Patria afirma que todas as companhias core do portfólio, ou seja, aquelas empresas com maior peso na composição da carteira do fundo, divulgaram seus resultados nos balanços corporativos referentes ao segundo trimestre de 2022. Além da Tenda, Localiza e CVC, também ressalta a Ultra, a Alper e a Qualicorp.

Principal contribuição altista para o Fundo Feeder em agosto

Entre as ações que tiveram a maior contribuição altista para o Fundo Feeder, a principal é a Tenda. Sobre os resultados apresentados pela construtora, a Patria destaca o forte avanço na recomposição de margens e evolução positiva na redução do consumo de caixa reportados pela companhia no segundo trimestre.

A margem bruta de novas vendas saltou de 21,7% para 30,6% no primeiro semestre, superando a meta da companhia para o final de 2022, quando esperavam uma margem bruta entre 28% e 30%.

"Além disso, uma série de iniciativas de administração de capital de giro contribuíram para uma melhor gestão de liquidez da Tenda, aumentando o saldo de caixa disponível em R$ 21 milhões. A companhia também comunicou a contratação de Luiz Mauricio Garcia, referência como analista no setor de Incorporação como CFO e RI."

Patria Investimentos, em carta aos investidores

Outros destaques do portfólio no mês

A Patria ressalta também os resultados apresentados pela Localiza e pela CVC, que contribuíram para a alta do Fundo Feeder em agosto.

Sobre a Localiza, a gestora explica que sua posição inicialmente era em Unidas, que teve seu processo de fusão com incorporação pela Localiza no primeiro dia do segundo semestre de 2022. Assim, o balanço do segundo trimestre é o último enquanto Unidas. "A receita líquida consolidada atingiu novo recorde de R$ 1,9 bilhões no 2T22, alta de 22,9% ano a ano, sendo o segmento de locação o principal motor de crescimento", pontua a gestora.

Já sobre a CVC, a carta aponta que o resultado do último balanço evidencia a contínua retomada do setor de turismo. "A demanda reprimida aliada às ações de marca da CVC resultou em forte crescimento das reservas confirmadas de 124,4% ano a ano". Para a Patria, os destaques do trimestre da companhia foram a aceleração das viagens internacionais e o crescimento do segmento B2B (sigla em inglês para negócios entre empresas).

"Como reflexo da variação do mix de produtos, com maior reconhecimento de receita no B2B pela sazonalidade dos embarques no B2C (negócios entre empresa e consumidor final), a CVC apresentou uma queda sequencial no take rate (taxa de serviço) para 7,8%, que a companhia espera que se normalize no 3T22, com maior volume sazonal de embarques no B2C."

Patria Investimentos, em carta aos investidores

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!