Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as variações da Bolsa e do dólar nesta terça-feira, 26 de julho

Mercados internacionais vivem dia de baixas à espera da decisão do Fed

Data de publicação:26/07/2022 às 10:58 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em baixa nesta terça-feira, 26, depois de abrir em alta. De um lado, empresas exportadoras de commodities seguram o Ibovespa de uma queda mais acentuada e, por outro, a aversão ao risco que prevalece no exterior neste pregão impacta o índice negativamente. Às 15h30, a Bolsa caía 0,78%, aos 99.492 pontos, enquanto o dólar recuava 0,16%, cotado a R$ 5,36.

Nos mercados internacionais, a cautela com os possíveis impactos da alta no juros nos Estados Unidos predomina os ânimos dos investidores. Amanhã, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anuncia sua decisão de política monetária, que deve levar os juros a uma patamar entre 2,25% e 2,50% ao ano, segundo projeções do mercado.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Em contrapartida, os papéis PETR3 e PETR4 da Petrobras avançavam 1,17% e 0,72%, respectivamente, no mesmo período, acompanhando a valorização do petróleo nos mercados internacionais.

No cenário doméstico, o dia ainda contou com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho, que é considerado uma prévia oficial da inflação. No mês, o indicador avançou 0,13%, uma desaceleração frente a alta de 0,69% registrada em junho. Essa foi a menor variação positiva do IPCA-15 desde junho de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
JBSJBSS3+2,47%
PositivoMRFG3+1,73%
Energias BrasilENBR3+1,52%
PetrobrasPETR3+1,17%
IRB BrasilIRBR3+1,06%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 15h30

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
QualicorpQUAL3-7,80%
ViaVIIA3-5,95%
Pão de AçúcarPCAR3-5,03%
HapvidaHAPV3-5,00%
Banco PanBPAN4-5,00%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 15h30

Mercados internacionais

No cenário internacional, as bolsas operam com baixas generalizadas, com os investidores à espera da decisão de política monetária do Fed. As expectativas do mercado giram em torno de uma alta que varia de 0,75 ponto percentual a um ponto percentual, numa tentativa da instituição de conter a escalada dos preços nos Estados Unidos.

Os mercados europeus, em dia de agenda esvaziada no continente, acompanham os principais índices acionários americanos e, majoritariamente, registram queda, com os temores de que a elevação dos juros na maior economia do mundo possa levar aquele país e outras divisas desenvolvidas a enfrentar um período de recessão econômica.

Na semana passada, o Banco Central Europeu elevou a taxa básica de juros da zona do euro em meio ponto percentual, a 0% ao ano. Este foi o primeiro aumento no bloco em 11 anos, mas ainda não foi o suficiente para bater as taxas de juros americanas, hoje entre 1,50% e 1,75%.

Com taxas mais atraentes nos Estados Unidos, os títulos público daquele país (considerados os mais seguros do mundo) tendem a ganhar a preferência dos investidores, levando a uma migração do dinheiro de outros países para os títulos americanos. Neste contexto, o dólar ganha força ante outras moedas, inclusive o euro.

Diferente dos Estados Unidos e Europa, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta após a gigante chinesa de e-commerce Alibaba revelar planos de buscar uma listagem primária de ações em Hong Kong, tornando-as mais acessíveis a investidores da China continental. Investidores da Ásia também estão na expectativa para a reunião de política monetária do Fed.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: baixa de 0,69%
  • S&P 500: baixa de 1,26%
  • Nasdaq 100: baixa de 2,10%

Dados atualizados às 15h30

Fechamento das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): baixa de 0,03%
  • FTSE 100 (Inglaterra): baixa de 0,01%
  • DAX (Alemanha): baixa de 0,86%
  • CAC 40 (França): baixa de 0,42%

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): alta de 0,83%
  • Shenzhen Composto (China): alta de 1,01%
  • Hang Seng (Hong Kong): alta de 1,67%
  • Nikkei (Japão): baixa de 0,16%
  • Kospi (Coréia do Sul): alta de 0,39%
  • Taiex (Taiwan): baixa de 0,87%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter