Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta terça-feira, 16 de agosto

Investidores monitoram mercados externos e início das campanhas eleitorais

Data de publicação:16/08/2022 às 10:58 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Em um dia de agenda esvaziada no cenário doméstico, a Bolsa de Valores, opera com volatilidade nas primeiras horas desta terça-feira, 16, oscilando entre baixas influenciadas pelo exterior e altas puxadas por empresas de commodities, com destaque para as exportadoras de proteína e a Vale, companhia com mais peso na composição do Ibovespa. Às 10h50, o principal índice acionário do País, tinha baixa marginal de 0,01%, aos 113.026 pontos.

O dólar opera em alta neste início de pregão, não apenas frente o real, mas também ante outras divisas emergentes e desenvolvidas, em um dia em que os mercados globais voltaram a olhar com atenção para a redução da atividade econômica nos Estados Unidos. No mesmo período, a moeda americana registrava valorização de 0,74%, cotada a R$ 5,13.

bolsa csn
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Nesta terça-feira começa, oficialmente, o período de campanhas eleitorais para as eleições que acontecem em outubro e que vão eleger, entre outros cargos, governadores e o próximo presidente da República. Especialistas ressaltam que, a depender das incertezas políticas que podem aparecer nestes primeiros momentos de campanha, o mercado brasileiro pode ser impactado e apresentar volatilidade.

Terminou ontem a temporada de divulgação de balanços corporativos referente ao segundo trimestre de 2022 e, neste pregão, os investidores podem repercutir, também, os últimos números informados, com destaque para a CSN - que reportou um lucro líquido 93% menor no trimestre em relação ao mesmo período de 2021 - e Inter - que reverteu prejuízo em lucro líquido de R$ 15,525 milhões nos últimos três meses.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
BradesparBRAP4+2,82%
MarfrigMRFG3+2,80%
BRFBRFS3+2,66%
ValeVALE3+2,64%
UsiminasUSIM5+2,37%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 10h50

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
YduqsYDUQ3-7,92%
MéliuzCASH3-7,84%
Grupo SomaSOMA3-3,85%
Rede D'OrRDOR3-3,38%
Lojas RennerLREN3-2,93%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 10h50

Mercados internacionais

Depois de um dia de volatilidade nos exterior após dados negativos vindos da China, os mercados americanos amanheceram majoritariamente em baixa, com os investidores acompanhando a divulgação de alguns indicadores de atividade econômica.

As construções de moradias iniciadas nos Estados Unidos tiveram recuo de 9,6% em julho, na comparação com junho, de acordo com o Departamento do Comércio, ao ritmo anualizado de 1,446 milhão. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda menor, de 2,5%, ao ritmo de 1,52 milhão. Já a permissão para novas construções caiu 1,3%, à taxa anualizada de 1,674 milhão em julho. A projeção, nesse caso, era de recuo de 3,3%, ao ritmo anualizado de 1,63 milhão.

Na Europa, a zona do euro registrou déficit em sua balança comercial de 30,8 bilhões de euros em junho, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia. Em maio, o bloco havia apresentado saldo comercial negativo menor, de 27,2 bilhões de euros. As bolsas europeias operam com alta, mas reduziram os avanços após a abertura do pregão em Nova York.

Já na Ásia, os mercado fecharam majoritariamente em alta, acompanhando o fechamento observado na véspera em Wall Street. A predominância do apetite por risco no continente refletiu o comportamento das bolsas de Nova York, que se recuperaram ao longo do pregão de ontem, após reagirem inicialmente em baixa a dados fracos da China e dos EUA.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: alta de 0,01%
  • S&P 500: baixa de 0,28%
  • Nasdaq 100: baixa de 0,63%

Dados atualizados às 10h50

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): alta de 0,13%
  • FTSE 100 (Inglaterra): alta de 0,46%
  • DAX (Alemanha): alta de 0,35%
  • CAC 40 (França): alta de 0,21%

Dados atualizados às 10h50

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): alta de 0,05%
  • Shenzhen Composto (China): alta de 0,43%
  • Hang Seng (Hong Kong): baixa de 1,05%
  • Nikkei (Japão): baixa de 0,01%
  • Kospi (Coréia do Sul): alta de 0,22%
  • Taiex (Taiwan): alta de 0,02%

Com Agência Estado.

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados