Logo Mais Retorno
Fed simpósio de jackson hole
Economia

Ata do FOMC e dados de atividade nos Estados Unidos marcam a agenda econômica da semana; confira os destaques

No Brasil, agenda desta semana está mais fraca, com apenas alguns indicadores de preços

Data de publicação:15/08/2022 às 05:00 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

Depois de uma semana recheada de divulgações importantes, com destaque para os dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, a agenda econômica dos dias 15 a 19 de agosto tem como principais eventos a ata do Comitê de Política Monetária (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e números da atividade econômica naquele país.

Na quarta-feira, 17, o FOMC divulga a alta de sua última reunião, quando elevou as taxas de juros do país a um nível entre 2,25% e 2,50%. O mercado olha com atenção para este documento, pois ele pode dar sinais de quais serão os próximos passos do colegiado em relação ao ciclo de aperto monetário na maior economia do mundo.

Agenda Econômica
Confira os destaques da agenda econômica desta semana | Foto: Reprodução

No mesmo sentido, na terça, 16, e na quarta, saem os números de produção industrial e vendas no varejo nos Estados Unidos em julho, revelando como anda a atividade econômica no país. Somados à ata do FOMC, esses dados servem como um radar para a possibilidade de que o território norte-americano esteja se aproximando de um período de recessão econômica.

Também na terça-feira, os Estados Unidos divulgam seus números de construção de novas casas e outros dados do mercado imobiliário no país e, na quinta-feira, 15, tem pedidos de seguro-desemprego.

Agenda econômica brasileira esvaziada

No cenário doméstico, a agenda econômica está mais fraca nos próximos dias. Para começar a semana, tem Boletim Focus e Índice de Atividade Econômica do Brasil (IBC-BR) de junho nesta segunda-feira. O IBC-BR é uma medida sobre a perspectiva do crescimento econômico do Brasil, considerando a totalidade das indústrias.

Na semana, também há a previsão da divulgação de outros indicadores de preços. Na terça-feira, a Fundação Getulio Vargas revela o Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) de agosto, um indicador que mede a variação de preços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês referente. Já na sexta-feira, 19, a FGV divulga o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador de inflação amplamente utilizado pelo mercado imobiliário para corrigir seus preços.

A temporada de balanços corporativos do segundo trimestre de 2022 chega ao fim nesta semana e, na segunda-feira, alguns dos principais nomes a divulgarem seus resultados são CSN, Méliuz, IRB Brasil, Inter e Nubank.

Dados econômicos na Europa e na Ásia

Nos continentes europeu e asiático as agendas estarão movimentadas nos próximos dias. A China informa seus dados de produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego de julho já na segunda-feira. O Japão, por sua vez, divulga o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho na quinta-feira.

Na Europa, em meio a diversos números que sairão nos próximos dias, os destaques ficam por conta dos números de emprego no Reino Unido (terça-feira) e zona do euro (quarta-feira), além de números de inflação na terra da rainha na quarta e divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco europeu no segundo trimestre no mesmo dia.

Confira os principais destaques da agenda econômica da semana

AcontecimentoPaísData
Boletim FocusBrasilSegunda-feira, 15
IBC-BR de junhoBrasilSegunda-feira, 15
Produção industrial de julhoChinaSegunda-feira, 15
Vendas no varejo de julhoChinaSegunda-feira, 15
Taxa de desempregoChinaSegunda-feira, 15
Monitor do PIBBrasilTerça-feira, 16
Produção industrial de julhoEstados UnidosTerça-feira, 16
Construção de novas casasEstados UnidosTerça-feira, 16
Dados de emprego de junhoReino UnidoTerça-feira, 16
IGP-10 de agostoBrasilQuarta-feira, 17
Vendas no varejo de julhoEstados UnidosQuarta-feira, 17
Ata do FOMCEstados UnidosQuarta-feira, 17
CPI de julhoReino UnidoQuarta-feira, 17
PPI de julhoReino UnidoQuarta-feira, 17
PIB do 2° trimestreZona do euroQuarta-feira, 17
Dados de emprego do 2° trimestreZona do euroQuarta-feira, 17
Pedidos de seguro-desempregoEstados UnidosQuinta-feira, 18
CPI de julhoZona do euroQuinta-feira, 18
CPI de julhoJapãoQuinta-feira, 18
Prévia do IGP-M de agostoBrasilSexta-feira, 19
Vendas no varejo de julhoReino UnidoSexta-feira, 19
PPI de julhoAlemanhaSexta-feira, 19
Fonte: Mais Retorno e Investing

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter