Logo Mais Retorno
ações.jpg
Fundos de Investimentos

Fundo de ações, renda fixa ou multimercado? Saiba quais os mais promissores para 2023

Os fundos foram selecionados pelo administrador Rafael Zattar que faz acompanhamento sistemático de 40 ativos

Autor:
Data de publicação:09/01/2023 às 08:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Faz cinco anos que o administrador Rafael Zattar divide a rotina de sua jornada diária entre a criação de conteúdo para as redes sociais e encontros com gestores e profissionais do mercado financeiro. Criador da Carteira Z, que abre cestas de fundos de investimento para quatro perfis distintos de investidor, ele acompanha de perto cerca de 40 produtos diferentes.

A pedido da Mais Retorno, Zattar selecionou três fundos, um de cada classe (renda fixa, multimercado e ações), que, em sua avaliação, chamam atenção como os mais promissores para este ano.

ações.pxhere.jpg
Os três fundos têm desempenho superior a seu benchmark - Foto: Arquivo

Confira as três indicações

Fundo de renda fixa

Novus Renda Fixa

Tendo à frente a gestão de um time de profissionais multidisciplinares e complementares com vasta experiência no mercado, segundo Zattar, o fundo NC RF Exclusive FIC FI LP da Novus tem uma gestão ativa que permite navegar com desenvoltura e eficiência na renda fixa local e internacional.

Essa flexibilidade de gestão é um trunfo que possibilita que o fundo navegue bem em cenários desafiadores e entregue um retorno consistente no médio e longo prazo. O fundo tem boa liquidez (D+3), com pagamento três dias após o pedido de resgate, e rende cerca de 175% do CDI, desde o início (abril de 2019) até o fim de 2022.

No período de 12 meses, o Novus tem um desempenho equivalente a 131% do seu benchmark, o CDI.

fundo
Comparador de ativos da Mais Retorno

Fundo multimercado

ASA Hedge FIC FIM

O fundo ASA Hedge é um fundo multimercado de média volatilidade que atua em mercados líquidos no Brasil e no exterior. Seus gestores buscam a geração de retornos identificando deslocamentos no plano macro global e local. Usam também análise técnica para eleger ativos com melhor custo-benefício e calibrar posições, para aumentar a eficiência do produto.

A perspectiva de que 2023 venha a ser um ano bastante conturbado e a atuação em juros, câmbio, ações e commodities, no Brasil e no exterior, fazem com que o fundo tenha a capacidade de adaptar-se ao cenário e condições de gerar excedente de retorno. São empregadas tanto estratégias direcionais de longo prazo quanto estratégias táticas de curto prazo.

É um fundo que se destina a investidores com um apetite maior a risco e tenham uma perspectiva de investimento superior a três anos.

O ASA Hedge rende cerca de 190% do CDI desde seu início, em 2014, e oferece liquidez de 30 dias – período de espera do investidor para receber o dinheiro após o pedido de resgate.

Em 12 meses, o Asa Hedge supera com vantagem o CDI.

Captura de Tela 2023-01-08 às 5.15.47 PM.png
Comparador de Ativos da Mais Retorno

Fundo de ações

Charles River FIA

A gestora Charles River, que existe como clube desde 2011 e como fundo desde 2014, tem um grande diferencial em relação a outras do mercado. Ela mira empresas que sejam líderes em seu segmento, com uma boa perspectiva de resultados futuros e proteção da concorrência.

Um dos fundos de maior destaque no mercado, recomendado há algum tempo na Carteira Z, é o Charles River FIA. O viés de seu portfólio, formado por empresas com receita em dólar, oferece também um grau de proteção adicional. O ano de 2023 poderá ser de grande volatilidade e incertezas político-econômicas, o que exige precaução e estratégias mais defensivas.

Cerca de 90% do patrimônio líquido do fundo é composto por 15 empresas de setores distintos. Sua liquidez é de 30 dias.

O Charles River FIA acumula retorno de 511%, desde sua criação, em 2014, até 2 de janeiro de 2023, cinco vezes mais que a valorização de 101% do Ibovespa no mesmo período.

Embora com histórico de performance robusto, é um fundo indicado a investidores que têm um horizonte de retorno no longo prazo, porque quedas no curto prazo são inevitáveis e fazem parte do processo de investimento na renda variável, principalmente em ações.

Em um ano, o fundo tem desempenho bem acima acima de seus benchmark, o Ibovespa.

fundo
Comparador de Ativos da Mais Retorno 

Leia mais:

Sobre o autor
Tom
Repórter da Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados