Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Carteira de ações
Mercado Financeiro

Conheça 5 ações para apostar contra em 2023, segundo o gestor Luciano França, da Avantgarde

Em um modelo baseado em códigos, o gestor Luciano França listou as ações que devem sofrer em 2023

Data de publicação:06/01/2023 às 07:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Com um desempenho que deixou muito a desejar no ano passado, cinco ações negociadas pela B3 devem continuar em queda livre também em 2023. E, na opinião do gestor Luciano Boudjoukian França, da Avantgarde, elas despontam como um prato cheio para quem quer apostar contra ou, como se diz no mercado, shortear na bolsa.

luciano franç.jpg
Luciano França, gestor da Avantgarde | Foto: Divulgação

Shortear é um termo criado pelo mercado financeiro para fazer menção à operação de vender a descoberto. Isto é, primeiro vender a ação para depois recomprá-la a um novo preço, lucrando com a operação, caso o ativo se desvalorize.

O seu nome vem da origem do termo short, em inglês. Isso porque, neste idioma, as operações de compra e venda de ativos no mercado de capitais possuem nomes específicos. Para saber mais sobre a operação, clique aqui.

Mas, de volta à lista de Luciano França, as ações para shortear são a Alpargatas (ALPA4), Grupo Dasa (DASA3), Hapvida (HAPV3), BR Properties (BRPR3) e Carrefour (CRFB3).

Para chegar à lista, o gestor emprega o modelo quântico, um modelo computadorizado que é empregado para as definições de investimento da Avantgarde.

“As ações para shortear consistem em um portfólio de companhias que estão com métricas desafiadoras tanto na geração de caixa como na qualidade dos dados de balanço, que não estão tão baratos, e que estejam em trajetória de queda de preço", diz o gestor.

De acordo com ele, os nomes são embasados na teoria de fatores que são utilizados para fazer a seleção de ativos no fundo FIA long only e para gerar o portfólio de ativos para se shortear.

Confira as ações escolhidas para short pela Avantgarde:

AçãoTickerRend. em 2022
CarrefourCRFB3 +4,96%
BR PropertiesBRPR3-6,67%
HapvidaHAPV3 -47,96%
AlpargatasALPA4-56,03%
Grupo DasaDASA3-57,50

No Gráfico de Rentabilidade, é possível analisar as oscilações pelas quais essas ações passaram no ano de 2022.

ações para shortear
Fonte: Comparador de ativos Mais Retorno até 29/12/2022

Como funciona o sistema quântico 

De acordo com França, a estratégia de “momentum”, fator de tendência utilizado pela Avantgarde, mostra, por meio dos dados quais são as métricas destas empresas. 

Ele explica que dentro da cesta analisada entre estes ativos em comparação a outros, essas ações têm maior pré-disposição para serem shorteadas no curto prazo. 

O modelo que diz quais as ações que devem apresentar queda é o mesmo que aponta quais os papéis que podem se sobressair. Nesse ritmo, o Fundo Multifatores da Avantgarde registra uma alta de 62,66% desde o seu lançamento em setembro de 2019.

Se comparado com o Ibovespa, principal índice de referência da B3, a alta é praticamente 6 vezes maior, já que o índice teve rendimento de 9,63% no mesmo período. 

2023-01-03 (3).png
Fonte: Comparador de Ativos Mais Retorno até 29/12/2023

 

Leia mais:

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados