Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
ações.pxhere.jpg
Mercado Financeiro

Ações do Itaú e da Vale dominam as carteiras recomendadas de janeiro; confira

Especialistas de sete instituições apostam em papeis fortes para enfrentar começo de ano, com novo governo

Data de publicação:03/01/2023 às 08:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Em janeiro, as principais apostas de corretoras, bancos e casas de análise giram em torno das ações de Itaú Unibanco e da mineradora Vale. Em meio ao cenário de inflação global, reabertura da economia chinesa e aumento do risco fiscal no Brasil, analistas preferem apostar em ações que se mostram mais “fortes” e “defensivas”.

No levantamento feito pela Mais Retorno, com a análise de 7 instituições (Órama, Guide, Genial, Ativa, BTG Pactual, Santander e Warren), 40 ações foram indicadas com perspectivas para janeiro. 

Carteira de ações
Itaú Unibanco e Vale são destaque nas ações recomendadas para janeiro | Foto: Pxhere

Longe de ter sido um ano fácil para a Bolsa, 2022 se mostrou extremamente desafiador e este cenário parece se esticar para o ano de 2023. 

No mês de dezembro, o Ibovespa, principal índice de referência da B3, fechou em queda de 2,4%. Já no acumulado do ano de 2022, o índice registrou rendimento tímido, de 4,69%. 

A Genial Investimentos afirmou em relatório que começou o ano em busca de respostas no cenário macroeconômico global. O desenho traçado é que nos Estados Unidos ainda não há dados da economia convergentes numa mesma direção e na China já se vê o início da reabertura da economia. 

Para o Brasil, momento é de cautela com a aprovação da PEC da Transição e a situação fiscal. “Nosso foco estará em empresas defensivas e exportadoras, mas sem abrir mão de estar posicionado em empresas domésticas, em virtude da atratividade dos preços e da acomodação momentânea do mercado de juros”, diz a Genial. 

Itaú Unibanco

A ação que mais apareceu nas recomendações, ITUB4, encerrou 2022 com alta de 23,46%. Dentre os bancos, o Itaú Unibanco se destaca sendo um dos únicos a aparecer entre as ações recomendadas. 

Para o Santander Corretora, os principais argumentos são a aceleração no crescimento do crédito do Itaú, a estratégia de presença digital e uma possível retomada da economia mais rápida que o esperado. Além disso, o banco também apresenta uma taxa de inadimplência sob controle, segundo o Santander. 

Em relatório, o BTG Pactual diz que o “modo de ataque” que o Itaú tem conseguido manter, aliado ao seu maior apetite de crescimento, poderia justificar o banco negociando em um múltiplo maior do que a sua média histórica.

Vale

Nas perspectivas da Genial Investimentos, a reabertura na China se dará de forma gradual e com “idas e vindas”. Apesar disso, a corretora acredita que o cenário se estabilizará no segundo semestre de 2023. A depender da rapidez do processo de reabertura da economia chinesa, os preços podem subir de forma rápida pressionando a inflação. 

Do lado de perspectiva positiva dentro deste cenário China, os analistas de mercado entendem que as ações da mineradora e exportadora Vale tendem a se beneficiar e buscar uma alta com este movimento. O BTG Pactual tem expectativa de melhoras significativas sobre o momento operacional da companhia. 

“De uma perspectiva bottom-up, seu momento operacional deve continuar a se recuperar à medida que a produção e os custos (tanto para suas divisões de minério de ferro e metais básicos) devem melhorar nos próximos trimestres”, aponta o relatório. 

De uma forma geral, as ações da Vale se apresentam como uma forma de surfar o momento e se expor à economia chinesa.

PetroRio

Se no começo do ano passado a Petrobras era a preferida do setor de petróleo e gás, em 2023 ela perde espaço para a PetroRio. Com um governo mais intervencionista a frente do País, as expectativas de lucros e rendimento sobre a Petrobras caiu na visão geral de investidores. 

Por esse motivo, mas também por indicadores, a PetroRio se destaca como a escolhida da vez. O BTG Pactual destaca o perfil de crescimento da empresa como um ponto positivo, e reforça que ainda há espaço para crescimento. 

Os analistas do BTG afirmam que “a PetroRio está agora em uma posição única no setor brasileiro de Óleo e Gás: forte curva de crescimento da produção, espaço para reduzir ainda mais os custos (breakeven) e bem capitalizada, o que deve permitir aproveitar oportunidades que ninguém mais pode no setor”.

Setor de energia

Nota-se uma presença de empresas do setor de energia e serviços básicos em quase todas as carteiras. Eletrobras, Cemig, Equatorial, Auren, Energisa e Engie são as escolhidas do mês. 

As corretoras argumentam a escolha de cada um desses papéis com a análise dos indicadores, mas um ponto em comum de destaque entre as companhias elétricas é que elas conseguem repassar a inflação em seus contratos, o que significa que esse é um setor defensivo em momentos de alta dos preços. 

Confira as ações recomendadas:

AçãoTickerSetorQuem indicou
ValeVALE3MinérioÓrama, Genial, BTG Pactual, Guide, Santander
Itaú UnibancoITUB4BancosGenial, BTG Pactual, Warren, Guide, Santander
Aliansce SonaeALSO3SaúdeÓrama, Warren
RandonRAPT4Equipamentos de transporteWarren
ArezzoARZZ3ConsumoÓrama
MultiplanMULT3ShoppingsAtiva, Guide, Santander
Auren Energia EnergiaÓrama
HyperaHYPE3FarmacêuticoGuide, Santander
CieloCIEL3Serviços financeirosGuide
UltraparUGPA3CombustíveisÓrama
CBA - Companhia Brasileira de AlumínioCBAV3AlumínioGenial
WegWEGE3Equipamentos eletrônicosBTG Pactual, Guide 
LocawebLWSA3TecnologiaGenial
EletrobrasELET6EnergiaBTG Pactual
EnergisaENGI11EnergiaWarren
CemigCMIG4EnergiaGenial
B3B3SA3FinanceiroAtiva, Genial
BB SeguridadeBBSE3SegurosBTG Pactual, Santander
SLC AgrícolaSLCE3AgroGenial
FleuryFLRY3SaúdeWarren
Raia DrogasilRADL3FarmacêuticoBTG Pactual
Banco ABCABCB4FinanceiroWarren
CuryCURY3ConstruçãoGenial
SuzanoSUZB3Papel e celulose Warren
SabespSBSP3SaneamentoAtiva
LocalizaRENT3Aluguel de veículosBTG Pactual
PetrorioPRIO3Petróleo Genial, BTG Pactual, Warren, Guide
CopasaCSMG3SaneamentoGenial 
RumoRAIL3LogísticaSantander
MinervaBEEF3ProteínasBTG Pactual
Rede D'orRDOR3SaúdeAtiva
EquatorialEQTL3EnergiaBTG Pactual, Santander
JBSJBSS3ProteínasAtiva, Warren
SomaSOMA3VarejoWarren
AssaíASAI3AlimentosGuide, Santander
PetrobrasPETR4PetróleoSantander 
KlabinKLBN11Papel e celuloseWarren
EngieEGIE3EnergiaWarren
BTG PactualBPAC11FinanceiroSantander
TotvsTOTS3TecnologiaGuide, Santander 

Leia mais:

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados