Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
fed
Economia

Diretora diz que Fed vai apertar política monetária de modo metódico

Mas não quis adiantar se juros sobem 0,25 pp ou 0,50 pp nas próximas reuniões do banco

Data de publicação:12/04/2022 às 16:22 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard afirmou nesta terça-feira, 12, que a inflação continua "muito elevada" nos Estados Unidos, mas também notou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março, publicado mais cedo, mostrou desaceleração "digna de nota" em seu núcleo.

Ela falou em entrevista virtual no evento Wall Street Journal Jobs Summit, mas não quis adiantar se poderia ou não defender uma alta de 50 pontos-base na reunião de política monetária de maio, mas disse que o Fed conduzirá um aperto "metódico, com uma série de altas" nos juros.

Fed
Foto: Reprodução

Com direito a voto nas decisões de juros e indicada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a vice-presidência do Fed, Brainard destacou que energia e alimentos foram os grandes responsáveis por puxar para cima a inflação de março, sobretudo a primeira, com a guerra na Ucrânia.

Ela enfatizou, porém, que não dá tanto peso a apenas um dado e disse que continuará a monitorar os próximos números.

Brainard afirmou que a recuperação econômica dos EUA deve se sustentar, mesmo com o aperto monetário. E notou que a própria comunicação do Fed já contribuiu para um aperto nas condições financeiras.

Ela disse estar atenta às curvas de juros dos Treasuries, mas ponderou que nem toda inversão significa necessariamente risco de contração econômica e que os indicativos mais aceitos para isso continuam a não mostrar inversão.

A diretora do Fed afirmou que uma guerra extensa da Rússia criaria mais riscos econômicos. O conflito na Ucrânia já traz riscos de alta para a inflação e de baixa para a atividade, e a invasão russa tem "contribuição importante" para as pressões inflacionárias atuais, disse ainda.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados