Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Varejo registra queda nas vendas em cinco das oito atividades da PMC, aponta IBGE
Economia

Cinco entre oito atividades do varejo caem em outubro, afirma IBGE

Cinco das oito atividades que integram o varejo restrito registraram quedas em outubro ante setembro. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados…

Data de publicação:08/12/2021 às 15:34 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Cinco das oito atividades que integram o varejo restrito registraram quedas em outubro ante setembro. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No agregado, o comércio varejista teve queda de 0,1% ante setembro.

Entre as atividades, as maiores quedas foram verificadas nos segmentos de Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,5%).

Cinco de oito atividades no varejo registraram queda nas vendas em outubro, segundo IBGE
Setor de mobiliário e eletrodomésticos registrou uma das maiores quedas de outubro, segundo IBGE - Foto: Envato

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem o maior peso no agregado do varejo, registrou queda de 0,3% nas vendas de outubro ante setembro.

Impactado diretamente pela inflação, as vendas de combustíveis e lubrificantes também caíram 0,3% ante setembro. As vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tiveram ligeiro recuo de 0,1%.

Em alta

Na contramão, as atividades que tiveram crescimento no volume de vendas na passagem de setembro para outubro foram Tecidos, vestuário e calçados (0,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).

Considerando, além das oito atividades investigadas no varejo restrito, os dois segmentos que integram o varejo ampliado, as vendas de veículos, motos, partes e peças registraram queda de 0,5% sobre setembro e as de material de construção recuaram 0,9%.

A heterogeneidade de desempenhos ao longo da crise causada pela covid-19 chama a atenção. As vendas de artigos farmacêuticos estão 11,7% acima do patamar pré-pandemia.

No varejo ampliado, as vendas de material de construção estão 10,9% acima de fevereiro de 2020. A atividade de maior peso no geral, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, está apenas 0,2% abaixo do nível pré-pandemia.

Por outro lado, as vendas de livros e papelaria ainda estão 38,0% abaixo do patamar anterior à covid-19. Também no terreno negativo, chamam a atenção as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (13,2% abaixo) e combustíveis e lubrificantes (11,1% abaixo).

SEGMENTOS - MAIORES QUEDAS NO VOLUME DE VENDAS (PMC - OUTUBRO X SETEMBRO 2021)

Livros, jornais, revistas e papelaria-1,1%
Móveis e eletrodomésticos- 0,5%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo- 0,3%

SEGMENTOS - MAIORES ALTAS NO VOLUME DE VENDAS (PMC - OUTUBRO X SETEMBRO 2021)

Tecidos, vestuário e calçados+ 0,6%
Artigos de uso pessoal e doméstico+ 1,4%
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação + 5,6%
Fonte: IBGE

Comparação interanual

Ainda conforme o IBGE, todas as oito atividades que integram o varejo restrito registraram quedas em outubro ante outubro de 2020. No agregado, o comércio varejista tombou 7,1% sobre outubro de 2020.

Os destaques de queda foram as vendas de móveis e eletrodomésticos (-22,1%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-11,0%), livros, jornais, revistas e papelaria (-7,9%), combustíveis e lubrificantes (-7,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-5,6%) e tecidos, vestuário e calçados (-2,0%).

As vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos registraram ligeira queda de 0,2%.

No varejo ampliado, cuja queda ante outubro de 2020 também foi de 7,1%, houve recuo de 4,0% para a atividade de veículos e motos, partes e peças e de 13,7% para o setor de material de construção./ com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!