Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa avança, com mercado atento a alternativas à PEC da Transição

Dólar opera em alta e juros futuros recuam por toda curva

Data de publicação:22/11/2022 às 10:59 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

A Bolsa amanheceu esta terça-feira, 22, com viés negativo. Às 15h17, o Ibovespa opera em queda, de 0,38%, a 109.326 pontos. O mercado segue acompanhando as negociações em torno da PEC da Transição e as propostas alternativas, que sugerem gastos menores. Os papéis da Petrobras recuam de 2,93%, no mesmo horário.

O dólar opera em alta de 0,99%, a R$ 5,36. O câmbio começou o dia em queda, com investidores se ajustando a um fôlego curto das Bolsas internacionais, alta do petróleo, desvalorização do dólar ante alguns pares emergentes do real, como peso mexicano, peso chileno e rand sul africano, e também dos retornos dos Treasuries. Mas a moeda americana conseguiu inverter a tendência na parte da tarde.

Bolsa
Bolsa volta a cair com mercado acompanhando PEC da Transição | Foto: Reprodução

Após caírem na segunda-feira, 21, os juros futuros engatam nesta terça, 22, mais uma sessão de baixa em toda a curva, acompanhando o dólar e em dia de exterior positivo, com juros dos Treasuries também recuando.

Bolsas Internacionais

Os mercados globais seguem mais propensos a ativos de risco, enquanto aguardam discursos de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em dia de Agenda Econômica esvaziada e de espera também pela publicação da ata da última reunião monetária do Fed, amanhã. Em Wall Street, os índices futuros do mercado norte-americano operam em alta. As bolsas da Europa também registram alta hoje.

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira, 22, em sessão em que investidores seguiram focados nos problemas enfrentados pela China para conter o recente aumento de casos de covid-19 no país. A tendência moderou a expectativa do mercado por uma eventual reabertura completa e mudanças nas regras da política de "covid-zero" de Pequim.

Os investidores estão "preocupados com a queda na demanda como resultado de uma economia chinesa menos móvel em meio a temores de que haverá mais bloqueios relacionados à covid-19", resume Fawad Razaqzada, da StoneX, em um relatório. / Com Agência Estado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter