Logo Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

Juros na Europa e balanços corporativos do 2° trimestre movimentam agenda econômica da semana; confira destaques

No Brasil, a agenda conta com a divulgação do balanço trimestral da Weg e números operacionais da Vale e Petrobras

Data de publicação:18/07/2022 às 09:58 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

A semana que começa nesta segunda-feira, 18, e se estende até a sexta-feira, 22, tem uma agenda econômica mais esvaziada em relação aos últimos dias, que contaram com uma série de divulgações de impacto para o mercado financeiro. O grande destaque para os próximos dias fica por conta da reunião do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira, 21, para decidir os novos rumos da política monetária na União Europeia.

As expectativas de especialistas e investidores é que a instituição promova o primeiro aumento em suas taxas básicas de juros em mais de uma década, mesmo que de forma mais branda que a condução do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em relação ao aperto monetário nos Estados Unidos.

Profissionais do mercado financeiro carteiras administradas agenda econômica
No Brasil, os destaques da agenda econômica da semana são os números da Vale, Petrobras e Weg | Foto: Reprodução

Além dos juros na Europa, a semana também conta com uma série de resultados importantes com os balanços corporativos. Nos Estados Unidos, a agenda se concentra nas divulgações dos números dos grandes bancos no segundo trimestre de 2022, com destaque para Goldman Sachs e Bank Of America, que saem já nesta segunda-feira. No Brasil, estão previstos números da Vale, Petrobras e Weg.

Agenda econômica da Europa é movimentada

Antes da reunião do BCE na quinta-feira, o continente europeu ainda conta com outros indicadores em sua agenda econômica da semana, que podem ditar o ritmo da decisão da instituição. Na terça-feira, 19, está prevista a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho da zona do euro.

Esse índice é o principal para avaliar a inflação do bloco e deve impactar as taxas de juros, já que o principal objetivo de uma política monetária mais contracionista é controlar a escalada de preços. Com uma taxa de juros mais elevada, o temor do mercado é que a atividade econômica passe por uma desaceleração e possa chegar a um período de recessão econômica.

Também na zona do euro, na sexta-feira haverá divulgação do PMI composto de julho. Fora da União Europeia, na quarta-feira, 20, o Reino Unido divulga seus números de inflação referentes à junho e, na sexta, os PMIs composto, de serviço e industrial de julho.

Balanços corporativos

Depois de JPMorgan, Morgan Stanley e Wells Fargo divulgarem seus resultados do segundo trimestre na última semana e decepcionarem os especialistas e investidores com números abaixo do esperado, a semana nos Estados Unidos conta com novos balanços. Além dos bancões Goldman Sachs e Bank of America, nos próximos dia BHP, Netflix, Tesla, American Airlines e Twitter divulgam seus números.

"O mercado está atento ao risco de queda no balanço das empresas, tendo em vista o temor de uma recessão global, aumento das taxas de juros e pressões inflacionárias - que devem impactar os resultados. Além disso, problemas na cadeia global de suprimentos, os resquícios deixados pela crise da pandemia do coronavírus e as tensões geopolíticas ao redor do mundo também devem impactar os balanços."

Daniela Schulz, especialista em investimentos CEA e professora da Eu me banco

No Brasil, a temporada de balanços trimestrais começa na quarta-feira com a Weg, empresa global de equipamentos eletroeletrônicos. Além dela, a Vale informa na terça-feira seus números de produção e vendas do segundo trimestre e, na quinta-feira, a Petrobras divulga dados operacionais referente aos meses de abril a junho.

Confira a agenda econômica da semana

AcontecimentoPaísData
IGP-10BrasilSegunda-feira, 18
Boletim FocusBrasilSegunda-feira, 18
CPI de junhoZona do EuroTerça-feira, 19
Decisão de política monetáriaJapãoTerça-feira, 19
Licenças de construçãoEstados UnidosTerça-feira, 19
Produção e vendas da Vale BrasilTerça-feira, 19
CPI de junhoReino UnidoQuarta-feira, 20
Estoques de petróleo brutoEstados UnidosQuarta-feira, 20
Balanço corporativa da WegBrasilQuarta-feira, 20
Decisão de política monetáriaZona do EuroQuinta-feira, 21
Dados operacionais da PetrobrasBrasilQuinta-feira, 21
PMI CompostoZona do EuroSexta-feira, 22
PMI CompostoReino UnidoSexta-feira, 22
PMI de ServiçosReino UnidoSexta-feira, 22
PMI IndustrialReino UnidoSexta-feira, 22
Fonte: Mais Retorno

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter