Logo Mais Retorno
selic
Economia

Decisão de juros no Brasil e dados de atividade nos EUA, na Europa e China marcam agenda econômica da semana; confira

Agenda econômica da semana é bastante movimentada nos cenários doméstico e externo

Data de publicação:01/08/2022 às 05:00 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

Depois de uma semana bastante movimentada com decisão de juros e primeira prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre nos Estados Unidos, os olhos dos investidores se voltam ao cenário doméstico. Na agenda econômica da semana, que vai desta segunda-feira, 01, até sexta-feira, 05, o grande destaque fica por conta da decisão de política monetária do Banco Central (BC).

Na quarta-feira, 03, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anuncia qual será a nova Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. O mercado já precifica uma alta de meio ponto percentual para a taxa, o que levaria os juros do País ao patamar de 13,75% ao ano. Mas não é só nos juros do Brasil que os investidores estão de olho nesta semana.

Bolsa agenda econômica
Agenda econômica da semana é bastante movimentada nos cenários doméstico e externo | Foto: Reprodução

O Banco Central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também deve anunciar sua nova taxa de juros nos próximos dias, com previsão para a divulgação na quinta-feira, 04. O consenso de mercado, de acordo com a plataforma Investing, é de uma nova elevação nas taxas inglesas, hoje entre 0,10% e 0,25% ao ano. Especialistas projetam alta de 0,25 ponto percentual.

Trajetória de juros altos pelo mundo

Os ciclos de aperto monetário observados tanto no Brasil e em outros países emergentes quanto nos Estados Unidos, Inglaterra e outras divisas desenvolvidas acontece em meio a uma tentativa dos bancos centrais de frear o avanço da inflação, que começou empinou em curva de alta com a retomada da atividade econômica pós-pandemia e teve uma forte aceleração em decorrência da guerra da Rússia na Ucrânia.

No entanto, enquanto os países desenvolvidos estão começando agora a elevar seus juros, o Brasil já está nessa trajetória há mais de um ano. Assim, especialistas ouvidos pela Mais Retorno consideram que as decisões de política monetária no exterior tendem a não ter tanto impacto sobre o País.

“Como essa diferença de patamar de juros é grande entre os Estados Unidos e o Brasil, não são os movimentos do Fed o que mais pesa nas decisões do Copom atualmente, mas sim a reação dos ativos, como as commodities, que tendem a favorecer a inflação global”.

Rafael Pacheco, economista da Guide Investimentos

Alexandre Augusto, professor da ESPM, destaca a reatividade do BC brasileiro. "Nas últimas reuniões, o BC tem sido ágil em suas decisões frente a um cenário de incerteza global. Mas somam-se a isso ainda fatores que requerem atenção, como os riscos fiscais", pontua.

Dados de atividade econômica

A agenda econômica da semana ainda conta com uma série de indicadores de atividade pelo mundo. No Brasil, há PMI Industrial na segunda e produção industrial, IPC-Fipe, PMI Industrial e PMI Composto na quarta. As divulgações dos PMIs também acontecem nos Estados Unidos, na China, na zona do euro e outros países da Europa nos próximos dias.

Agências da maior economia do mundo também divulgam números referente à produção e exportação de petróleo bruto e gasolina na quarta-feira, mesmo dia em que ocorre a reunião mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Na quinta, os EUA conhecerão seus números de importações e exportações e pedidos de seguro-desemprego.

Confira os principais destaques da agenda econômica da semana

AcontecimentoPaísData
Boletim FocusBrasilSegunda-feira, 01
PMI Industrial S&P Global de julhoBrasilSegunda-feira, 01
PMI Industrial de julhoEstados UnidosSegunda-feira, 01
Taxa de desemprego de junhoZona do EuroSegunda-feira, 01
PMI Industrial de julhoZona do EuroSegunda-feira, 01
Vendas no varejo de julhoAlemanhaSegunda-feira, 01
PMI Industrial de julhoReino UnidoSegunda-feira, 01
Índice RedbookEstados UnidosTerça-feira, 02
PMI de Serviços Caixin de julhoChinaTerça-feira, 02
Copom - Decisão da Taxa SelicBrasilQuarta-feira, 03
IPC-Fipe mensalBrasilQuarta-feira, 03
Produção industrial de junhoBrasilQuarta-feira, 03
PMI de Serviços S&P Global de julhoBrasilQuarta-feira, 03
PMI Composto S&P Global de julhoBrasilQuarta-feira, 03
Reunião da OPEP+Estados UnidosQuarta-feira, 03
Estoques de petróleo bruto e gasolinaEstados UnidosQuarta-feira, 03
PMI de Serviços S&P Global de julhoEstados UnidosQuarta-feira, 03
PMI Composto S&P Global de julhoEstados UnidosQuarta-feira, 03
Venda no varejo de junhoZona do EuroQuarta-feira, 03
PMI de Serviços de julhoZona do EuroQuarta-feira, 03
PMI Composto S&P Global de julhoZona do EuroQuarta-feira, 03
PMI de Serviços de julhoReino UnidoQuarta-feira, 03
PMI Composto de julhoReino UnidoQuarta-feira, 03
Importações e exportaçõesEstados UnidosQuinta-feira, 04
Pedidos de Seguro-DesempregoEstados UnidosQuinta-feira, 04
Decisão de taxa de jurosReino UnidoQuinta-feira, 04
Fonte: Mais Retorno e Investing

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter