Logo Mais Retorno
Fed
post

Sem surpresas, Fed eleva juro americano em 0,75 ponto porcentual

Surpresa veio com unanimidade nos votos, velocidade dos ajuste

Data de publicação:27/07/2022 às 15:38 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:

 Confirmando as expectativas do mercado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) subiu a taxa dos Fed Funds (juro básico americano) em 0,75 ponto porcentual (75 pontos-base - pbs). Na prática, a faixa de juros deve se deslocar de 1,50 a 1,75% para 2,25 a 2,50% ao ano.

Fed

Embora dentro do esperado, dois aspectos surpreenderam: a decisão foi unânime do colegiado e a velocidade com que o banco central americano vem empreendendo no ajuste dos juros, sem deixar dúvidas que sua prioridade é conter a inflação, mesmo que isso traga um recessão aos Estados Unidos

Para Bruna Centeno, especialista em renda fixa da Blue3, não é praxe o Fed agir com surpresas. “A autoridade monetária dos EUA costuma sinalizar ao mercado sobre quais serão seus próximos passos.” E alguns números de inflação, segundo ela, já reforçavam a premissa de uma elevação de 0,75 ponto porcentual do juro básico americano.

Expectativas com a fala de Powell, do Fed

Confirmada a elevação do juro dos Fed Funds, que corresponde à Selic brasileira, nesse calibre de 0,75pp, considerada favas contadas, o mercado está mais interessado nas indicações que costumam acompanhar a reunião. “O que tenderia a impactar mais é o recado que o Fed pode trazer”, segundo Lucas Mercadante, economista da Rio Bravo.

Principalmente uma mensagem que indique uma de duas direções. “Ou que o Fed pretende endurecer mais a política monetária ou que, com os sinais de desaceleração de atividade, pode reduzir o ritmo de elevação dos juros.”

Por isso, as atenções se voltam agora para o pronunciamento que Jerome Powell deverá fazer agora à tarde.

Há também interesse pelos próximos passos do Fed nas duas reuniões que ainda restam no ano, que possam dar ideia em que nível o juro básico americano vai terminar este ano e em que faixa deve rodar em 2023. Alguns analistas acreditam o Fed Funds chegue a uma faixa entre 3,25% a 3,50% ao final de 2022.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,