Empresa

A XP Inc. lançou nesta segunda-feira, 14, um fundo de crédito de carbono lastreado em mercados regulados de comercialização de créditos para redução de gases do efeito estufa.

Foto: Reprodução
Escritório da XP Investimentos em São Paulo - 20/03/2019


O Trend Carbono Zero não irá investir em ações de empresas com compromissos de descarbonização, mas sim em contratos futuros de créditos de carbono negociados nos países onde esse mercado é regulado e mais líquido – atualmente os Estados Unidos e a Europa. 

O fundo replicará o IHS Markit Global Carbon Index por meio de exposição a cotas em um ETF no exterior, com alocação de 75% no mercado europeu e 25% no mercado norte-americano, sendo que o fundo terá um hedge cambial para tal exposição.

Acesso e ESG

Voltado ao público em geral, o fundo terá investimento mínimo de R$ 100, e taxa de administração de 0,5%, significativamente inferior ao de produtos semelhantes disponíveis no Brasil. 

Para Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc., o lançamento do Trend Carbono está em linha com a visão da empresa de democratizar o acesso a investimentos ESG no país. “A XP tem liderado a agenda ESG no Brasil e conta hoje com o portfólio de produtos mais completo do mercado, muitos deles antes restritos aos investidores qualificados. Essa é mais uma novidade que trazemos aos nossos clientes, em linha com esse objetivo”.  

“Nosso grande objetivo é dar aos clientes a possibilidade de investir no ativo financeiro diretamente e acessar os principais mercados nos quais são negociados esses créditos de carbono”, explica Beatriz Vergueiro, head de Produtos ESG da XP Inc..

“É um produto diferenciado e que dá a oportunidade de investidores de diferentes perfis se beneficiar da alta dos preços do crédito de carbono”, complementa Marina Cançado, head de Susteinable Wealth da XP Private. 

O produto não possui taxa de performance e tem liquidez de D+5. O Trend Carbono Zero está disponível nas plataformas da XP e da Rico.

Imagem do autor

Repórter do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Empresa
Empresa
Empresa
Empresa
Veja mais Ver mais