Logo Mais Retorno
Empresa

Walt Disney toma medidas para suspender todos os negócios na Rússia

A produtora segue o mesmo caminho das 3 gigantes, Coca-cola, McDonald’s e Starbucks, que já anunciaram a suspensão de suas operações

Data de publicação:11/03/2022 às 00:35 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A Walt Disney anunciou nesta quinta-feira, 10, que está tomando medidas para pausar todos os negócios na Rússia.

"Na semana passada, após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia, anunciamos que estávamos pausando o lançamento de filmes teatrais na Rússia e revisando o resto de nossos negócios lá", disse um porta-voz da empresa em comentários preparados.

Walt Disney
Algumas atividades da Walt Disney serão pausadas de imediato, segundo a empresa - Foto: Wikimedia Commons

A empresa afirmou que sua pausa inclui licenciamento de conteúdo e produtos, atividades da Disney Cruise Line, revista e passeios da National Geographic, produções de conteúdo local e canais lineares.

A Disney disse que algumas atividades de negócios podem e serão pausadas imediatamente, enquanto outras, como canais lineares e algum conteúdo e licenciamento de produtos, levarão algum tempo, devido a complexidades contratuais. A empresa disse que continua comprometida com seus colegas na Rússia, que permanecerão empregados, mesmo que interrompa esses negócios.

Mesmo caminho das gigantes

Desde o início dos conflitos, as gigantes norte-americanas de bebidas Coca-Cola e Starbucks e a rede de fast-food McDonald’s anunciaram a suspensão de suas operações na Rússia. O movimento amplia ainda mais a lista de empresas que cancelaram Moscou após os ataques à Ucrânia.

Em carta aos parceiros da rede, o CEO da Starbucks Coffee Company, Kevin Johnson, afirmou que a decisão de suspender as operações no país russo inclui o envio de todos os produtos Starbucks. "Nosso parceiro licenciado concordou em pausar imediatamente as operações da loja e fornecerá suporte aos quase 2.000 parceiros na Rússia que dependem da Starbucks para sua subsistência", escreveu o executivo.

A Coca-cola disse que está suspendendo suas operações na Rússia, mas não informou números nem o impacto da decisão. Disse ainda que vai continuar monitorando a situação. "Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia", afirmou a companhia.

E o Mcdonald's informou que fechará temporariamente seus cerca de 850 restaurantes e que pausará suas operações na Rússia. A decisão foi comunicada pelo CEO do grupo, Chris Kempczinski, a funcionários e franqueados da rede.

O Mcdonald's opera há mais de 30 anos na Rússia e afirmou que manterá o salário dos 62 mil empregados que possui no país. "O McDonald's decidiu fechar temporariamente todos os nossos restaurantes na Rússia e pausar todas as operações no mercado", escreveu o CEO do grupo./Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!