Vendas no varejo sobem 0,1% em maio ante abril, abaixo das expectativas do mercado
No acumulado em 12 meses, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 0,3%
As vendas no varejo subiram 0,1% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio menor do que a mediana positiva de 0,9% das estimativas na pesquisa Projeções Broadcast (intervalo de queda de 0,8% a alta de 1,7%).
Na comparação com maio de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do comércio varejista tiveram baixa de 0,2% em maio de 2022. Nesse confronto, as estimativas iam de uma queda de 1,4% a alta de 3,2%, com mediana positiva de 2,3%.
Vendas no varejo restrito e ampliado
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento 1,8% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve recuo de 0,4%.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,2% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou colado ao piso das expectativas, de 0,1% (teto de 3,8% e mediana de 1,7%).
Na comparação com maio de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 0,7% em maio de 2022, ficando igual ao piso das projeções. O teto indicava alta de 4,7%, com mediana positiva de 2,5%. Já no acumulado em 12 meses, as vendas tiveram alta de 0,3%, enquanto no acumulado do ano, o aumento é de 1,0%. / Com Agência Estado
Leia mais
- Ações de gigantes varejistas tiveram as maiores altas no pregão desta terça-feira; entenda o porquê
- Qual a carteira de ações vencedora em um cenário de inflação alta? Especialistas dão dicas
- Saiba por que o BofA cortou suas projeções para Vale e outras ações de commodities metálicas
- Fundos monoação com taxa de 3% ao ano perdem feio para o ativo de sua carteira; o prejuízo é do cotista