Renda Variável

A Lojas Renner é uma das maiores empresas varejistas de moda do Brasil. Listada no principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, ela é composta por aproximadamente 80% da carteira teórica do mercado de moda.

Além disso, as ações LREN3 possuem um montante de 792 milhões de ativos, sendo cerca de 98% deles negociados livremente no mercado (free float). Por isso, entender o comportamento da empresa é um dos primeiros passos para quem deseja investir de forma segura nesse tipo de ativo.

Portanto, se este é o seu caso, veio ao lugar certo! No post de hoje vamos lhe mostrar:

Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre este tema!

O que é a Lojas Renner?

Fundada pelo empresário e político gaúcho Antônio Jacob Renner, frequentemente chamado de A. J. Renner, a Lojas Renner nasceu em 1965 e logo se tornou a primeira companhia nacional a participar da bolsa de valores com 100% de suas ações.

Em 2015, a companhia passou a ocupar a primeira posição no ranking brasileiro de lojas de departamento, tendo inaugurado posteriormente sua primeira loja internacional em Montevidéu, capital do Uruguai, em 2017.

Atualmente, o grupo é formado por outras grandes empresas: a Youcom, loja especializada no comércio de roupas de moda jovem e a Camicado, empresa do segmento de acessórios para casa e itens decorativos.

Como funciona a Lojas Renner?

Listada no Novo Mercado, a Renner é uma empresa que possui o nível mais alto de Governança Corporativa da B3. Isso significa que ela se compromete com o mercado e, portanto, adota algumas medidas indispensáveis para as empresas do segmento, tais como:

Desde 2017, a Lojas Renner adota também o Programa de ADRs (American Depositary Receipts), o que permite que investidores estrangeiros também negociem as ações da companhia na bolsa de valores, de modo a ampliar a sua base de acionistas e aumentando assim a liquidez de suas ações.

Como investir na Lojas Renner?

A compra e venda de ações da Lojas Renner (LREN3) se dá por meio da bolsa de valores do Brasil de forma totalmente eletrônica. Para tanto, o interessado em investir na Lojas Renner deve abrir uma conta em uma corretora de valores.

No entanto, recomenda-se que seja realizado um teste para determinar o seu perfil de investidor, para, então, basear sua escolha em aportes que se enquadram em seus objetivos e metas.

Sendo assim, após definir a compra de papéis da empresa, basta ter um computador ou smartphone com acesso à internet para poder de fato começar a negociar os papéis LREN3.

Vale lembrar que graças ao mercado fracionário é possível começar a investir a partir de pequenos montantes, não sendo necessário adquirir lotes completos com cem ações. Dessa forma, o interessado pode comprar entre 1 e 99 ações nesta modalidade em poucos segundos.

Quanto rende a Lojas Renner?

Para quem planeja investir em ações da Renner, entender como lucrar com os papéis da empresa é o primeiro passo para fazer uma aplicação segura e rentável. Em resumo, a rentabilidade depende estritamente do perfil e estratégia de cada investidor, afinal, o modo como suas operações se darão pode influenciar diretamente no seu retorno.

A seguir, reunimos algumas das opções que podem ser colocadas em prática para melhorar os ganhos com ações da companhia.

Valorização de Capital

A valorização das ações é o formato mais adotado quando se trata de aplicações no mercado da bolsa de valores. Em termos práticos, o investidor terá o seu rendimento atrelado à diferença entre o valor de compra e venda do ativo. 

Sendo assim, o princípio básico dessa estratégia consiste em comprar o mais barato possível para vender quando os papéis tiverem uma valorização significativa. Para rentabilizar capital com o investimento em ações da Lojas Renner, no entanto, é preciso levar em consideração alguns aspectos.

Isso porque o prazo entre a compra e venda do ativo é um diferencial importante para o sucesso dessa estratégia. Afinal, cada investidor pode realizar, por exemplo, o método de day trade, cuja venda geralmente ocorre no mesmo dia.

Dividendos

Outra forma de rentabilizar as aplicações na Lojas Renner é através da distribuição de dividendos da companhia. Resumidamente, os dividendos são uma parte do lucro que as empresas na bolsa de valores devem distribuir entre os seus acionistas, como uma espécie de pagamento periódico.

De acordo com a regulamentação vigente, as empresas de capital aberto devem compartilhar no mínimo 25% do seu lucro líquido entre os seus acionistas. Sendo assim, cada investidor receberá uma cota proporcional ao número de ações disponíveis em sua carteira.

É importante destacar, porém, que o capital distribuído varia de acordo com o cenário financeiro vivenciado pela companhia. Isso significa que muitas empresas podem pagar mais do que o valor mínimo estabelecido a título de dividendos com o objetivo de atrair mais investidores. Contudo, em outras situações, o lucro que seria dividido pode também ser utilizado para saldar dívidas ou investir na expansão da empresa, por exemplo.

Juros Sobre Capital Próprio

Outra forma de lucrar com as ações da Lojas Renner é por meio do recebimento de Juros Sobre Capital Próprio (JCP). Apesar de não ser uma prática obrigatória, algumas organizações optam por esse tipo de distribuição entre os seus acionistas, principalmente porque ele confere vantagens contábeis e fiscais para a organização, já que o valor pago é contabilizado como custo e pode ser deduzido do Imposto de Renda devido.

Vale a pena investir na Lojas Renner?

Agora que você já conhece todos os principais detalhes e características sobre a Lojas Renner, chegou a hora de entender melhor sobre as vantagens ou benefícios de se investir nos ativos da empresa. 

Como pudemos perceber, a Renner é uma excelente opção para os investidores que desejam diversificar sua carteira, sobretudo em aplicações de longo prazo. Sendo assim, investir em ações LREN3 pode ser uma boa alternativa para compor os seus ativos. 

Isso acontece principalmente por alguns pilares importantes: por um lado, a empresa é muito tradicional no mercado brasileiro, mantendo sempre uma relação adequada entre a marca e seu público-alvo.

Além disso, os produtos comercializados pela loja são de boa qualidade. Logo, acaba gerando impacto positivo nos resultados organizacionais, já que as vendas se mantêm próximas ou acima da média — mesmo quando a economia apresenta sinais de queda.

Considerando o cenário que foi instituído pela pandemia de Covid-19, a Lojas Renner apresentou resultados significativos em seu último balanço financeiro e, embora tenha enfrentado grandes desafios em virtude do desaquecimento da economia, o comportamento de compras do consumidor estimulou o mercado de vendas online, tendo alcançando picos de crescimento superiores a 200% durante o último ano.

Por outro lado, é válido ressaltar a importância de estar atento a detalhes que podem impactar negativamente no futuro da empresa. Dentre eles, destaca-se a elevação de despesas com o fomento das plataformas digitais, as inadimplências em operações financeiras e, por fim, o impacto mais agressivo no comportamento de compra dos consumidores durante as fases mais agudas da pandemia.

Sendo assim, ressalta-se a importância de avaliar com critério o seu perfil de investidor antes de decidir-se por qualquer tipo de aplicação em um cenário de instabilidade econômica. 

Afinal, apesar de boas oportunidades de ganhos no mercado varejista, investir em ações é uma tarefa que sempre oferece riscos. Para ajudá-lo nessa missão, não se esqueça de conferir nosso curso online e aprenda a ingressar na bolsa de valores de maneira simples e prática.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Renda Variável
Renda Variável
Renda Variável
Renda Variável