Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ltd (limited)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/01/2021 às 15:31 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Qual é o significado de Ltd?

Trata-se da abreviação da expressão ‘companhia limitada’, uma maneira de organização empresarial disponível em alguns países, como Inglaterra, Irlanda e Canadá e é o padrão de pessoa jurídica mais encontrado no Brasil.

De acordo com o art. 1158 do Código Civil Brasileiro, o termo deve ser escrito como sufixo após o nome da empresa, indicando que se trata de uma companhia limitada. Esse modelo de sociedade é organizado por cotas e os acionistas possuem a responsabilidade limitada pelo capital investido.

No Contrato Social, são estabelecidos o valor de cada cota e a parcela de cada sócio. Essa parcela restringe o lucro e a responsabilidade do sócio com as dívidas. Caso ocorra os processos de falência, encerramento das atividades ou desligamento, o modelo Ltd garante a proteção do patrimônio dos sócios.

Assim, os bens desses empresários não podem ser usados para resolver os problemas financeiros da empresa, exceto para quitar dívidas trabalhistas.

Quais os aspectos de uma empresa Ltd?

  • Os bens dos sócios são resguardados

Os bens dos societários são protegidos, exceto em caso de dívidas trabalhistas.

  • Capital social dividido em cotas

Diferente de uma S.A (Sociedade Anônima), em que a divisão ocorre por ações, em uma empresa Ltd a divisão é feita por cotas. Cada cota possui um valor, que deve ser determinado no Contrato Social.

Outra diferença é que, na S.A., o detentor de mais ações possui maior autoridade, já na Ltd não só o número, mas o valor da cota também é levado em consideração para determinar a influência dos acionistas.

  • Flexibilidade na administração

Não há necessidade de organizar a administração em diretoria, supervisão etc. - inclusive a divulgação de resultados não segue um padrão. Uma única pessoa pode administrar uma Ltd. A criação de um conselho fiscal também é opcional.

  • Situação de prejuízo para o capital da empresa

Se a companhia tiver prejuízo e, a partir de certo momento, começar a lucrar, não é permitido que o lucro seja transferido para sócios. A prioridade de uma Ltd é assegurar a continuidade das atividades.

  • Retirada de um sócio

Um sócio pode deixar de participar de uma Ltd em dois casos: quando paga o valor determinado no Contrato Social ou se desrespeitar alguma regra que coloque em risco a continuidade da empresa.

  • Atuação conjunta dos sócios

Apesar da empresa ser dividida em cotas individuais, os sócios trabalham em equipe para obter bons resultados.

  • Soberania da organização

O dinheiro do caixa não pode ser usado para benefício pessoal dos sócios ou para pagar qualquer despesa que não seja da própria empresa.

  • Gerenciamento próprio

No momento da formação da sociedade, ela assume a característica de gerenciamento próprio, ou seja, os sócios não se comprometem individualmente com os gastos da empresa após sua formação. A própria organização se responsabiliza pelos seus gastos.

  • Administrador suplente

Os sócios que possuem menos de 20% da organização podem escolher um administrador suplente.

  • Demonstrações financeiras

No mínimo, três demonstrações devem ser feitas após o término de cada exercício social.

Como registrar uma empresa Ltd?

Não basta apenas conhecer o modelo e o funcionamento geral de uma Ltd. Para regularizar uma organização de sociedade limitada é indispensável realizar o registro na Junta Comercial e o pedido de inscrição nestes órgãos:

De acordo com o ramo de atuação da empresa, é exigido, mesmo para optar pelo modelo Ltd, a autorização de funcionamento emitida por outros órgãos. Por exemplo, uma companhia que atua na área de alimentação precisa da permissão da vigilância sanitária.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados