termos

Pessoa Jurídica

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/11/2019 às 06:22 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Pessoa Jurídica

O termo Pessoa Jurídica refere-se a um ente ao qual é atribuída personalidade jurídica e que, assim, torna-se capaz de adquirir direitos e contrair deveres. Ela pode ser uma reunião de pessoas físicas ou de bens.

É importante não confundir Pessoa Jurídica com empresa, pois as empresas são apenas um tipo de PJ.

Identificação da Pessoa Jurídica

A PJ é identificada, principalmente, por meio do CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Além disso, as PJs também podem ter outras formas de identificação, como o número da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal.

Tipos de Pessoa Jurídica

As pessoas jurídicas se dividem em dois grandes grupos: de Direito Público e de Direito Privado.

As PJs de Direito Público interno são os entes da administração direta (União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios) e os entes da administração indireta (por exemplo, as autarquias).

As PJs de Direito Público externo são os Estados estrangeiros e os organismos internacionais (por exemplo, a ONU e a Unesco).

Enquanto isso, as PJs de Direito Privado são as empresas, mas também associações, fundações, organizações religiosas e partidos políticos.

Personalidade da Pessoa Jurídica

Assim como as pessoas físicas, as PJs também têm personalidade civil. Nesse caso, a personalidade surge com o registro do ato constitutivo, e acaba com o cancelamento de sua inscrição.

Direitos da Personalidade

Os direitos da personalidade previstos para a pessoa física também são aplicáveis, no que couber, às PJs. Um bom exemplo é a preservação da imagem; a imagem de uma empresa não pode ser utilizada para endossar ou divulgar um produto ou serviço sem a sua autorização.

Atos constitutivos das Pessoas Jurídicas

Existem duas formas de atos constitutivos: estatuto e contrato social. O estatuto é utilizado pelas sociedades em ações, cooperativas e PJs sem fins lucrativos. O contrato social é utilizado por outras sociedades não-anônimas com fins lucrativos.

O local em que cada um deles é registrado também é diferente. Enquanto o estatuto é registrado no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, o contrato social é registrado na Junta Comercial do Estado.

Teorias sobre a pessoa jurídica

Diferentemente da pessoa física, a pessoa jurídica não tem uma existência natural. Por isso, foram desenvolvidas várias teorias para explicá-la, do ponto de vista do Direito.

De maneira ampla, podemos dividir as teorias em dois grandes grupos: afirmativistas e negativistas.

As teorias afirmativistas da PJ incluem a teoria da ficção, da realidade objetiva e da realidade técnica.

A teoria da ficção defende que as pessoas jurídicas são uma ficção, uma abstração, uma invenção que só tem existência no âmbito das ideias, mas não tem existência social.

A teoria da realidade objetiva entende que as pessoas jurídicas têm existência social, que são organismos autônomos reais com atuação própria no meio social.

A teoria da realidade técnica é um meio termo entre as duas anteriores: ela defende que a personalidade das pessoas jurídicas surge a partir de uma ficção, mas entende que elas têm atuação própria no meio social. No Brasil, essa é a teoria mais aceita.

Ao contrário das teorias afirmativistas, a teoria negativista simplesmente não reconhece a existência de pessoas jurídicas.

"Morte" da pessoa jurídica

A morte, ou extinção, da pessoa jurídica corresponde ao fim de sua existência. Existem inúmeras hipóteses de extinção previstas na lei, incluindo, por exemplo, o término do prazo de duração estipulado quando a PJ foi constituída e, no caso de sociedades, o consenso entre os sócios.

Existem até mesmo previsões de casos em que o Estado pode determinar a extinção compulsória da PJ como sanção a um ato ilícito cometido. Essa é uma das punições previstas para crimes ambientais.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

Política Externa Independente (PEI)

Política Externa Independente (PEI)

O que é Política Externa Independente (PEI)? A Política Externa Independente (PEI) foi uma política implementada pelo Presidente Jânio Quadros a partir de 1961, que buscava...

  CONTINUAR LENDO