Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
criptomoedas
Renda Variável

Processos da SEC contra Binance e Coinbase põem em xeque futuro da indústria de criptomoeda

Bolsas de criptomoedas são acusadas nos Estados Unidos de terem violado a lei ao operar como bolsas de valores sem registrar seus negócios

Data de publicação:12/06/2023 às 10:59 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Primeiro veio o inverno cripto, depois a suposta fraude forjada pelo fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, e agora os processos. 

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) entrou na Justiça, na última semana, contra as maiores bolsas de criptomoedas do mundo, a Binance e a Coinbase. Isso aprofunda as tensões entre o governo e um segmento muito volátil, marcado por escândalos e colapsos do mercado, e põe em xeque o futuro da indústria.

BofA
Funcionários da SEC descrevem a indústria de criptos como o “Velho Oeste” - Foto: Reprodução

A Binance e a Coinbase são acusadas de terem violado a lei ao operar como bolsas de valores sem registrar seus negócios na SEC. A Binance enfrenta acusações adicionais, assim como o CEO, de desviar fundos de clientes para um negócio separado, entre outras acusações. Mais recentemente, a SEC pediu a um juiz federal que congelasse os ativos da plataforma americana da Binance.

Os processos são os mais recentes em uma disputa contínua entre funcionários do governo que descrevem a indústria cripto como o "Velho Oeste" e criadores de ativos digitais que buscam legitimar a criptomoeda como uma moeda do futuro.

Os líderes do setor dizem que, com as ações mais recentes, os reguladores dos EUA sinalizam com mais clareza que procuram garantir que a criptomoeda não tenha espaço no sistema financeiro tradicional. 

Perdas em maio

O bitcoin, a moeda digital mais popular do mercado, apresentou o pior desempenho em maio entre os diferentes ativos: caiu 7,55%.

A criptomoeda, depois de um início de ano forte e de recuperação das perdas de 2022, viveu o seu pior mês desde novembro de 2022, quando a FTX quebrou provocando uma desvalorização de 16%. / Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!