Logo Mais Retorno
Economia

PPI dos EUA sobe 1,4% em março e supera estimativas do mercado

Investidores previam uma alta dos preços ao produtor de 1,1%

Data de publicação:13/04/2022 às 12:55 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 1,4% em março ante fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 1,1% no período.

O núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 1% na comparação mensal de março. Neste caso, o consenso do mercado era de acréscimo bem menor, de 0,5%. No confronto anual, o PPI deu um salto de 11,2% em março, o maior desde novembro de 2020, e o núcleo do índice teve alta de 9,2%.

PPI
Foto: Envato

O Departamento do Trabalho também revisou para cima o PPI mensal de fevereiro, de ganho de 0,8% para aumento de 0,9%.

Inflação alta

 Na véspera, foi divulgada a inflação ao consumidor nos Estados, embora dentro do esperado, a alta em 12 meses é a maior em mais de 40 anos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 1,2% em março, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira, 12, pelo Departamento do Trabalho. O resultado superou levemente a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 1,1% no mês passado.

Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,3% na comparação mensal de março. Neste caso, o consenso do mercado era de acréscimo maior, de 0,5%.

Na comparação anual, o CPI dos EUA deu um salto de 8,5% em março, o maior desde dezembro de 1981 e acima da projeção de alta de 8,4%. Já o núcleo teve incremento anual de 6,5% no último mês - o maior desde agosto de 1982 -, como previsto.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!