Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta segunda-feira, 15 de agosto

Queda em mercados globais é puxada por dados fracos na China

Data de publicação:15/08/2022 às 11:09 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

Após uma semana de ganhos expressivo com um maior apetite por riscos vindo do exterior - consequência da inflação abaixo do esperado nos Estados Unidos -, esta segunda-feira, 15, começou negativa para a Bolsa de Valores. Às 11h, o Ibovespa caía 0,79%, aos 111.870 pontos, puxado pelas empresas de commodities, que recuam após dados inesperados da economia chinesa.

No país asiático, a manhã foi marcada pela divulgação de uma série de indicadores econômicos que surpreenderam o mercado negativamente. "A produção industrial da China subiu 3,8% em julho ante mesmo mês de 2021, abaixo de 4,5% esperado pelo mercado, e as vendas no varejo cresceram 2,7% no mês passado, ante 5% projetado", destacam analistas do BTG Pactual.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Com esses dados fracos, o banco central chinês (PBoC) reduziu algumas de suas taxas de juros e injetou liquidez extra nos mercados, surpreendendo investidores em nível global, como forma de estimular a economia do país, fragilizada pela adoção da política de tolerância zero contra a covid-19, que limitou a circulação e afetou a atividade econômica.

Os números abaixo do esperado estão levando as commodities a viverem um dia de forte desvalorização nos mercados internacionais, já que a China é um dos principais demandantes por vários desses produtos e, com a indústria e o varejo desaquecidos, as perspectivas são de que a demanda possa ser reduzida.

Acompanhando a baixa do petróleo e do minério de ferro, as ações da Vale e da Petrobras, empresas com maior peso na composição do Ibovespa, registravam queda de 3,24% e 2,81%, respectivamente, às 11h, puxando o principal índice acionário da Bolsa para baixo.

No mesmo horário e também influenciado pelas notícias chinesas, o dólar avançava 0,65% frente o real, negociado a R$ 5,11. A moeda americana vive um dia de alta em relação a diversas divisas, com os investidores reagindo aos números da China.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
Magazine LuizaMGLU3+6,15%
MéliuzCASH3+4,48%
ViaVIIA3+3,77%
LocawebLWSA3+3,02%
Grupo NaturaNTCO3+3,01%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
IRB BrasilIRBR3-9,09%
CSNCSNA3-5,39%
BraskemBRKM5-4,92%
3R PetroleumRRRP3-4,28%
PetroRioPRIO3-4,25%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Mercados internacionais

As principais bolsas do mundo operam majoritariamente em baixa nas primeiras horas do pregão desta segunda-feira, com os investidores repercutindo os dados da segunda maior economia do mundo. Mercados dos Estados Unidos e Europa reagem com índices operando com bastante volatilidade.

No país americano, ainda, houve a divulgação do índice de atividade industrial Empire State, que mede as condições da manufatura em Nova York, pela manhã. De acordo com a distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), o índice teve forte queda, passando de 11,1 em julho a -31,3 em agosto, superando as projeções do mercado, que previa baixa do indicador a 5,0 neste mês.

Em agosto, 12% dos entrevistados disseram que as condições gerais de negócios melhoraram ao longo do mês, enquanto 44% disseram que as condições se deterioraram. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 9 deste mês.

As exceções deste pregão vieram de algumas regiões da Ásia. As bolsas do continente fecharam sem direção única após os números chineses, mas alguns índices acionários conseguiram fechar em alta, com destaque para o Japão. O Produto Interno Bruto (PIB) real do país cresceu 0,5% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, alta de 2,2% na comparação anual.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: baixa de 0,04%
  • S&P 500: baixa de 0,15%
  • Nasdaq 100: alta de 0,14%

Dados atualizados às 11h

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): alta de 0,12%
  • FTSE 100 (Inglaterra): baixa de 0,04%
  • DAX (Alemanha): baixa de 0,14%
  • CAC 40 (França): baixa de 0,16%

Dados atualizados às 11h

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): baixa de 0,02%
  • Shenzhen Composto (China): alta de 0,47%
  • Hang Seng (Hong Kong): baixa de 0,67%
  • Nikkei (Japão): alta de 1,14%
  • Taiex (Taiwan): alta de 0,84%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter