Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta quarta-feira, 14 de setembro

Bolsa opera em leve alta, em linha com exterior mais positivo

Data de publicação:14/09/2022 às 11:16 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, abriu o pregão desta quarta-feira, 14, com leve alta, acompanhando o bom humor nas bolsas americanas e recuperando parte das perdas da véspera. No início da tarde, no entanto, o Ibovespa passou a oscilar entre altas e baixas, influenciado pelo desempenho negativo da Vale. Às 13h25, o índice subia 0,01%, enquanto o dólar, que chegou a cair a R$ 5,15 no começo da manhã, tinha queda residual de 0,11%, cotado a R$ 5,18.

Os papéis da Vale, empresa com maior peso na composição do Ibovespa, recuavam 0,79% no mesmo período, acompanhando a desvalorização do minério de ferro no exterior e impedindo uma alta mais acentuada da Bolsa. "Minério de ferro apresenta realização com a redução do otimismo dos mercados", explicam analistas do BTG Pactual. Outras empresas ligadas à commodity também operam em baixa.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Empresas exportadoras de petróleo são o principal combustível para os negócios na B3 neste pregão, em contrapartida. A Petrobras, que tem o segundo maior peso na composição do Ibovespa, reportava avanço de 1,44% às 13h25, assim como outras empresas do setor, que acompanham o desempenho positivo da commodity no exterior.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
PetzPETZ3+8,57%
CognaCOGN3+4,76%
PetroRioPRIO3+4,62%
IguatemiIGTI11+3,52%
3R PetroleumRRRP3+3,31%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 13h25

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
GerdauGGBR4-3,76%
Magazine LuizaMGLU3-3,62%
IRB BrasilIRBR3-3,20%
CVCCVCB3-2,91%
CSNCSNA3-2,88%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 13h25

Mercados internacionais

Depois de um pregão de baixas acentuadas pelo mundo em decorrência do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos acima do esperado, novos dados de inflação foram divulgados no país nesta manhã. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) americano caiu 0,1% em agosto ante julho, em linha com a previsão de analistas.

Com os números dentro das projeções, os investidores hoje operam com maior calmaria nos mercados americanos, mas ainda cautelosos com a inflação e os juros. "A divulgação do CPI acima das expectativas dos investidores elevou as expectativas de que o tamanho e a velocidade do ciclo de alta de juros nos Estados Unidos devem ser mais agressivos", afirmam analistas do BTG Pactual.

Na Europa, a zona do euro informou que sua produção industrial teve queda de 2,3% em julho ante junho e recou de 2,4% na comparação anual, enquanto as expectativas eram de baixa de 0,7% e alta de 0,8%, respectivamente. Já no Reino Unido, o CPI anual em agosto apresentou uma desaceleração, mas ainda assim registra alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2021.

Em meio à persistente inflação no Velho Continente, o Banco Central Europeu (BCE) deve elevar os juros nos próximos "vários encontros", afirmou o economista-chefe da instituição, Philip Lane. Segundo ele, o objetivo da autoridade monetária é conter a demanda e impedir uma escalada nas expectativas de inflação na zona do euro. Com esta afirmação, os dados econômicos da região e ainda a cautela com a inflação americana, os índices acionário europeu operam sem direção única, com volatilidade.

As bolsas da Ásia fecharam em baixa, após Wall Street sofrer um tombo ontem em reação a dados do CPI dos Estados Unidos. Tensões entre o país americano e China também pesaram no sentimento dos investidores na Ásia. Os presidentes chinês, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, deverão se encontrar nesta semana, ressaltando a boa relação dos dois países num momento em que o Ocidente impõe sanções a Moscou pela invasão da Ucrânia.

Além disso, os EUA estariam considerando aplicar novas sanções a Pequim para evitar agressões a Taiwan, ilha autônoma que a China alega fazer parte de seu território, segundo a Reuters.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: alta de 0,23%
  • S&P 500: alta de 0,42%
  • Nasdaq 100: alta de 0,85%

Dados atualizados às 13h25

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): baixa de 0,84%
  • FTSE 100 (Inglaterra): baixa de 1,47%
  • DAX (Alemanha): baixa de 1,22%
  • CAC 40 (França): baixa de 0,37%

Dados atualizados às 13h25

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): baixa de 0,80%
  • Shenzhen Composto (China): baixa de 1,14%
  • Hang Seng (Hong Kong): baixa de 2,48%
  • Nikkei (Tóquio): baixa de 2,78%
  • Kospi (Coréia do Sul): baixa de 1,56%
  • Taiex (Taiwan): baixa de 1,59%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados