Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: confira a Bolsa e o dólar nesta sexta-feira, 1 de julho

Temor sobre elevação do risco fiscal aumenta entre os investidores após aprovação da PEC sobre benefícios sociais

Data de publicação:01/07/2022 às 10:35 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A Bolsa deu o pontapé inicial ao segundo semestre trafegando no terreno negativo. Nesta sexta-feira, 1, o Ibovespa recuava 0,20%, aos 98.346 pontos, e o dólar subia 1,19%, cotado a R$ 5,297, às 14h49.

No âmbito das ações, os papeis da Vale contribuem para a desvalorização do Ibovespa, com queda de quase 3%, refletindo a queda do minério de ferro no mercado internacional.

Bolsa
Investidores repercutem aprovação da PEC de benefícios sociais e elevam o temor sobre o risco fiscal do País - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A commodity cai com sinais de queda na demanda siderúrgica na China. O país prometeu cortar a produção nacional de aço pelo segundo ano em 2022 para reduzir as emissões, segundo informações da Bloomberg.

Internamente, em dia de agenda econômica mais vazia, os investidores reforçam a preocupação com o risco fiscal, após a aprovação da PEC que eleva o valor do Auxílio Brasil, dobra o vale-gás e cria benefícios para caminhoneiros e taxistas, na véspera no Senado.

Somadas, as medidas terão custo de R$ 41,3 bilhões aos cofres públicos, fora do teto de gastos. Agora a proposta segue para a Câmara.

O dia na Bolsa

Maiores altas

EmpresaTickerVariação
MarfrigMRFG3+3,88%
MRVMRVE3+3,20%
BRFBRFS3+3,53%
IrbIRBR3+2,93%
MinervaBEEF3+3,01%

Maiores baixas

EmpresaTickerVariação
FleuryFLRY3-4,42%
SulAmericaSULA11-3,89%
CSN CSNA3-4,27%
Americanas S.AAMER3-3,05%
Magazine LuizaMGLU3-2,99%
Fonte: B3 (dados atualizados às 11h58)

Mercado internacional: Nova York e Europa

O segundo semestre de 2022 inicia com aversão ao risco no exterior, com o mercado se preparando para mais uma fase de volatilidade nas bolsas em meio à alta da inflação e das taxas de juros, segundo o BTG Pactual no morning call desta sexta-feira.

Na zona do euro, a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) atingiu 8,6% em maio, ante 8,1% em maio, segundo dados reportados pela Eurostat durante as primeiras horas do dia. Já o PMI industrial do bloco recuou para 52,1 pontos em junho, contra 54,6 em maio, porém acima do esperado pelo mercado, que projetava 52 pontos.

Bolsas americanas/principais índices

  • S&P 500: +0,17%
  • Dow Jones: +0,32%
  • Nasdaq 100: - 0,17% (dados atualizados às 14h56)

Bolsas europeias/fechamento

  • Stoxx 600 (Europa): - 0,01% (407,14 pontos)
  • DAX (Frankfurt):+ 0,23% (12.813 pontos)
  • FTSE 100 (Londres): -0,01% (7.168 pontos)
  • CAC 40 (Paris): +0,14% (5.931 pontos)

Bolsas asiáticas fecham em queda

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, acompanhando o mau humor de Wall Street na véspera, que acumulou robustas perdas no primeiro semestre do ano em meio a crescentes temores de que os EUA entrem em recessão, e na esteira de uma pesquisa desfavorável sobre a confiança do setor empresarial do Japão.

O índice acionário japonês Nikkei caiu 1,73% em Tóquio hoje, a 25.935 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 1,17% em Seul, a 2.305 pontos, e o Taiex registrou expressiva queda 3,26% em Taiwan, a 14.343 pontos, pressionado por ações de tecnologia.

Na China continental, as baixas foram mais modestas: o Xangai Composto caiu 0,32%, a 3.387 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,21%, a 2.219 pontos.

Os EUA adicionaram cinco empresas chinesas a uma "lista negra" de exportações por supostamente ajudarem militares da Rússia na invasão da Ucrânia. Em Hong Kong, não houve negócios nesta sexta devido a um feriado.

Do Japão, veio outra má notícia. O principal índice de sentimento de grandes fabricantes de lá se deteriorou pelo segundo trimestre consecutivo, segundo o relatório "Tankan", elaborado pelo BoJ, o banco central japonês.

Por outro lado, o PMI industrial chinês medido pela S&P Global/Caixin Media avançou para 51,7 em junho, mostrando a primeira melhora na saúde do setor manufatureiro em quatro meses, à medida que Pequim segue removendo bloqueios motivados pela covid-19.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom negativo da Ásia e o S&P/ASX 200 caiu 0,43% em Sydney, a 6.539 pontos. / com Agência Estado

Leia mais

'Pacote de bondades' do Senado agrava incerteza fiscal: onde se proteger (maisretorno.com)
Ações que mais subiram e mais caíram no primeiro semestre; confira (maisretorno.com)
Stranger Things: nova temporada da série da Netflix pode salvar empresa? (maisretorno.com)
PEC dos combustíveis é aprovada no Senado e será votada na Câmara (maisretorno.com)
Mais Retorno lança novo guia sobre fundos imobiliários (FIIs)

Sobre o autor
Julia Zillig
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados