Logo Mais Retorno
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta segunda-feira, 04 de julho

O dia é de liquidez reduzida por conta de feriado nos Estados Unidos

Data de publicação:04/07/2022 às 11:57 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

Em um dia de agenda interna esvaziada e baixa liquidez nos mercados globais, por conta do feriado de Dia da Independência nos Estados Unidos, as perspectivas de risco fiscal continuam pesando sobre os negócios brasileiros e, nas primeiras horas do pregão desta segunda-feira, 04, a Bolsa de Valores opera entre leves altas e baixas. Às 15h30, o Ibovespa subia 0,15%, aos 99.075 pontos.

Além da cautela dos investidores com os novos gastos do governo com a a nova PEC ( que traz uma série de auxílios sociais às vésperas das eleições que foi aprovada pelo Senado e segue, agora, para o Câmara), a queda no preço do minério de ferro no exterior também impacta negativamente o desempenho do Ibovespa. A alta do petróleo, no entanto, segura o índice de uma queda mais expressiva.

Bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Neste cenário repleto de incertezas, mas com um bom desempenho de algumas empresas de commodities, o dólar vive um dia de volatilidade. Após operar em alta durante a maior parte da manhã, a moeda americana inverteu o sinal e, no mesmo período, tinha baixa de 0,07%, cotado a R$ 5,31.

Destaques do pregão

Na China, novas medidas de lockdown foram anunciadas na província de Anhui nesta segunda, em meio a um novo surto de covid-19. O país tem uma política de tolerância zero com a doença e isso tem levado a uma forte desaceleração da atividade na segunda maior economia do mundo.

Por ser um dos principais demandantes de minério de ferro, com mais perspectivas negativas vindas da China, a commodity acaba se desvalorizando no mercado. Essa baixa nos preços afeta ações de empresas brasileiras exportadoras de minério, caso da Vale, companhia com o maior peso na composição do Ibovespa. Às 15h25, a empresa recuava 0,53%, mas chegou a cair mais de 1% na parte da manhã.

O destaque positivo deste pregão da Bolsa até aqui fica por conta das empresas exportadoras de petróleo, que sobem acompanhando a valorização da commodity. No mesmo horário, as ações da Petrobras e da PetroRio avançavam 2,24% e 3,12%, respectivamente.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
LocawebLWSA3+6,65%
HapvidaHAPV3+5,87%
BRFBRFS3+4,34%
Rede D'OrRDOR3+2,72%
PetroRioPRIO3+2,62%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h45

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
CSN MineraçãoCMIN3-3,15%
CieloCIEL3-3,05%
YduqsYDUQ3-2,93%
FleuryFLRY3-2,84%
CPFL EnergiaCPFE3-2,69%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h45

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
Repórter na Mais Retorno