Logo Mais Retorno
Economia

Inflação no Brasil, emprego nos Estados Unidos e atas do Fed e do BCE marcam a agenda econômica da semana; confira os destaques

No cenário interno, destaque também para dados do varejo, produção industrial e PEC dos Combustíveis

Data de publicação:04/07/2022 às 11:12 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

A agenda econômica da primeira semana de julho, que marca o início do segundo semestre de 2022, está recheada de divulgações de dados importantes sobre a economia do Brasil e do mundo. Ao longo dos próximos dias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve revelar os resultados da inflação de junho, além dos números de produção industrial e vendas no varejo referentes à maio.

No exterior, a semana começou menos movimentada nesta segunda-feira, 4, por conta do feriado de Dia da Independência nos Estados Unidos. Em contrapartida, os próximos dias serão bastante movimentados com a divulgação da ata da última reunião do FOMC - o comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) - e dados de emprego naquele país.

profissionais do mercado financeiro agenda econômica
Foto: Reprodução

Além disso, na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) também deve divulgar a ata de sua última reunião de política monetária. Confira a agenda econômica da semana e quais as expectativas do mercado.

Brasil: inflação, indústria e varejo na agenda econômica

O evento mais importante da primeira semana de julho internamente é a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês passado, que acontece na sexta-feira, 8. Este indicador reflete a inflação oficial do País e as expectativas do mercado apontam para uma alta de 0,71% em junho. De acordo com os analistas do BTG Pactual, a aceleração do indicador deve ser "catalisada pela alta em preços administrados".

A semana conta ainda com os números de produção industrial, na terça-feira, 5, e vendas no varejo, na quinta-feira, 7. "A produção industrial de maio tem expectativa de apresentar uma alta de 0,6%, beneficiada pela melhora do sentimento com a atividade econômica (do Brasil)", afirmam os especialistas. Sobre as vendas no varejo, as projeções apontam para uma alta de 0,4% em maio.

Na quinta-feira, o IBGE deve divulgar, também, o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente à junho, com previsões do mercado apontando para uma desaceleração de 0,57% no mês. Este é um indicador que tem como objetivo medir a inflação em toda a cadeira produtiva do País.

Na agenda política da semana, as atenções estão voltadas para a PEC dos Combustíveis. Após ser aprovada pelo Senado Federal, a medida - que prevê uma série de auxílios às vésperas das eleições - segue para a Câmara dos Deputados e a previsão é de que seja aprovada até está quinta-feira.

Mundo: emprego e atas de política monetária

Os destaques da semana na agenda econômica internacional ficam por conta dos dados de emprego nos Estados Unidos (payroll), que sai nesta sexta-feira, com expectativas do mercado da criação de 275 mil novos postos de trabalho, e com as atas das últimas reuniões de política monetária no país norte-americano, na quarta-feira, 6, e na Europa, na quinta-feira.

Essas atas são bastante aguardadas pelo mercado porque podem revelar quais serão os próximos passos dos bancos centrais nas duas regiões em relação ao ciclo de aperto monetário iniciado nos últimos meses. Vale lembrar que, em junho, tanto o Fed quanto o BCE elevaram suas taxas de juros aos maiores patamares em anos, numa tentativa de conter a escalada da inflação nos países.

Confira a agenda econômica da semana

AcontecimentoPaísData
Produção IndustrialBrasilTerça-feira, 05
PMI CompostoBrasilTerça-feira, 05
PMI de ServiçosBrasilTerça-feira, 05
PMI CompostoZona do EuroTerça-feira, 05
PMI de ServiçosZona do EuroTerça-feira, 05
Ata do FOMCEstados UnidosQuarta-feira, 06
PMI da ConstruçãoReino UnidoQuarta-feira, 06
Ata do BCEEuropaQuinta-feira, 07
Vendas no VarejoBrasilQuinta-feira, 07
IGP-DIBrasilQuinta-feira, 07
IPCABrasilSexta-feira, 08
PayrollEstados UnidosSexta-feira, 08
Discurso Christine LagardeEuropaSexta-feira, 08
Fonte: Mais Retorno

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
Repórter na Mais Retorno