Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Títulos Públicos Prefixados
Economia

Juros futuros sobem com dólar e ataques de Bolsonaro ao STF

Dado de queda da inflação ficou em segundo plano em dia de tensão na esfera política

Data de publicação:08/09/2021 às 13:19 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Os juros futuros viveram um dia de alta nesta quarta-feira, 8, e fecharam na máxima do dia e isso tanto os contratos mais curtos, como os mais longos. O mercado nem considerou a inflação negativa de 0,14% mostrada pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de agosto.

O dado econômico que seria um fator de queda para os juros foi totalmente encoberto pelos acontecimentos na esfera política no pós-feriado de 7 de Setembro. O clima é de tensão diante da ofensiva do presidente da República, Jair Bolsonaro, contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

genial investimentos
Taxas sobem tanto nos contratos curtos como nos vencimentos mais longos

A expectativa é de que a temperatura se mantenha em ebulição nos próximos dias, porque essa história está longe do seu final. Nem mesmo as falas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do presidente do STF, Luiz Fux, foram suficientes para apaziguar os ânimos do mercado.

As expectativas se voltam agora para a reação do presidente Bolsonaro após a réplica do STF e da Câmara dos Deputados. No fechamento, os juros futuros tinham as seguintes cotações:

Mês de vencimento                  Taxa futura

Jan/2022                                     6,98%

Jan/2023                                     8,8%

Jan/2024                                     9,625%

Jan/2025                                    10,04%

Jan/2026                                    10,27%

Jan/2027                                    10,5%

Jan/2028                                    10,68%

Jan/2029                                    10,81%

Jan/2030                                    10,89%

Jan/2031                                    10,99%

Jan/2033                                    11,05%

O movimento de avanço, com os juros alcançado as máximas do dia, se dá em linha com o dólar em dia também de cautela no exterior.

Estrangeiros saem de posições vendidas

Os investidores estrangeiros reduziram suas posições aplicadas no mercado de juros, em termos líquidos, na sessão da segunda-feira, 6. O estoque dos contratos em aberto vendidos em taxas/comprados em PU (aposta na queda de da taxa Selic) destes players caiu de 3.877.752 para 3.859.800 contratos em aberto, uma baixa de 17.952. As informações são da B3.

Já os investidores locais elevaram a posição líquida vendida em taxa, passando de 1.859.222, para 1.914.318 contratos em aberto, uma diferença de 55.096 contratos.

Em contrapartida, os bancos elevaram a posição líquida comprada em taxa, com o estoque passando de 5.465.089 para 5.501.139 contratos em aberto, uma alta de 36.050 contratos./Com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados