G24: eventos recentes no setor bancário trazem riscos de instabilidade financeira
Grupo de países, que inclui o Brasil, teme pela estabilidade financeira e pede aumento de liquidez mundial
O G24, que inclui Brasil e outros países emergentes, advertiu nesta terça-feira, 10, que as recentes tensões no sistema bancário em economias desenvolvidas alimentam preocupações quanto à estabilidade financeira e riscos de contágio.
Em comunicado redigido no âmbito de encontro de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais, o grupo pede que as maiores economias do mundo fiquem "vigilantes" à trajetória de inflação, mas também atentos ao impacto em outros países.
O G24 também expressa apoio às discussões para possíveis reformas do Banco Mundial. "A escala da nova ambição e o alto custo contínuo de abordar vários desafios destacam a necessidade de aumentar substancialmente a capacidade de financiamento do Banco", destaca a nota.
Ampliação da liquidez mundial
O Grupo defende também que a comunidade internacional amplie a liquidez global para lidar com 'múltiplos' choques.
Segundo a nota, o mundo enfrenta múltiplas crises e choques que ameaçam a estabilidade e limitam o espaço para ajustes macroeconômicos em muitos países.
"O crescimento global permanece abaixo dos níveis pré-pandemia, com riscos fortemente inclinados para baixo, e muitos mercados emergentes e economias em desenvolvimento (EMDEs) devem crescer abaixo de seu potencial em 2023", alerta o texto.
O grupo pede que mais países se juntem aos esforços para ampliar a capacidade de empréstimo do Fundo Fiduciário de Resiliência e Estabilidade (RTS, na sigla em inglês), iniciativa do FMI voltada para economias mais pobres. /AGÊNCIA ESTADO
Leia mais:
- Confira cinco fundos imobiliários com retorno acima de 10% ao ano e cotas a partir de R$ 10
- Confira os 8 fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos nos últimos 12 meses
- Qual a diferença entre tomar crédito imobiliário e investir em fundos de renda fixa campeões com a Selic a 13,75%?
- Fundos exclusivos: conheça os 5 maiores em patrimônio e os impactos de mudanças no IR
- Com Lula 3, Ibovespa mergulha em segundo pior desempenho de 100 dias, desde FHC