Logo Mais Retorno
small caps
Fundos de Investimentos

Fundos de small caps se recuperam após 2 anos em queda; veja os mais rentáveis em 2023

Fundos de ações de empresas de menor capitalização estão sendo favorecidos pela perspectiva de queda dos juros no segundo semestre e resultados positivos da economia

Data de publicação:20/06/2023 às 08:00 -
Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:

Os fundos de ações small caps conseguiram sair do lodo dos últimos dois anos, em que amargaram quedas expressivas com a alta dos juros. Eles estão em franca recuperação anulando as perdas e com valorização tanto no período de 12 meses como nos seis primeiros meses deste ano.

Estudo exclusivo da Mais Retorno mostra que todos os 46 fundos small caps, em operação há 24 meses, pelo menos, e abertos ao públicos em geral, estão trafegando por terreno positivo. Abaixo, estão os 5 fundos com maior queda em dois anos, mas que já estão no azul, indicando a virada do jogo.

Fundo

Rend.

24 meses

Rend.

12 meses

Rend.

2023

Plural Small Caps-34,09% 6,06% 9,97% 
WM Small Cap-32,25% 9,07%11,48%
Bradesco H FIC FIA S.C.-32,02% 9,45%11,85%
BB Ações Small Caps-31,21%11,92%14,53%
FIA Caixa Small Caps-29,55%11,27%12,99%

Impacto de juros altos

Esses fundos formados por ações de empresas menores, que são mais afetadas pela conjuntura interna - juros altos, inflação, atividade econômica - afundaram desde que a Selic iniciou seu ciclo de alta, em 2021.

Por isso, no período de 24 meses, dos 46 fundos small caps do estudo, 41 estão no vermelho no período. Os 5 positivos são todos da Trígono: Trígono Flagship S.C. Master, 8,58%;  Trígono Absoluto S.C. Access, 1,17%; Trígono Flagship S.C. FIC FIA, 0,95%; Trígono Flagship 60 S.C., 0,85%; e Trígono Flagship S. C. Institucional, 0,60%.

O setor engatou em uma curva de alta há quase dois meses. O índice que mede o comportamento das small caps na Bolsa, o SMLL, subiu 25,07% do dia 2 de maio ao dia 15 de junho. Nesse mesmo intervalo de tempo o Ibovespa teve alta de 16,97%.

Números do PIB neste ano, mostrando fôlego da economia, e perspectiva de início de queda dos juros no segundo semestre estão estimulando o mercado de ações e tornam as perspectivas favoráveis também para o setor de small caps.

Os cinco fundos que mais caíram, mas que apresentam boa valorização neste ano, contam com expressiva diversificação em suas carteiras. A pulverização é feita em dezenas de ações. 

Entre as ações que representam as maiores alocações desses fundos estão: Embraer, Aliansce Sonae Shopping Centers, BRF, Santos Brasil, Metalúrgica Gerdau, 3R Petroleum, Bradespar, Fleury, Azul, EDP Energias do Brasil, Cogna, Soma, Bradespar,  Cyrela Brazil, Petrorecôncavo, Intelbras, Três Tentos Agroi. Track & Field, Vivara, Sinqia, Arezzo e Petz (Pet Center Com e Part.).

fundo small caps
Em 15 anos, valorização do índice das small caps supera a do Ibovespa - Foto: Reprodução

Potencial no longo prazo

Parte do mercado aposta nesse papeis de empresas menores com potencial para resultados diferenciados no longo prazo. Em contrapartida, há quem os veja com reservas, porque são de baixa cobertura pelas casas de análise, classificados em geral como de maior risco, baixa liquidez, mais facilmente atingidas por crise e de recuperação mais lenta ao sair dela.

No entanto, há gestoras que têm seus fundos focados exclusivamente em small caps, como a Trígono, por acreditar em retornos interessantes no longo prazo. 

De fato, desde que foi criado em 2008, o índice das  small caps, o SMLL, apresenta uma valorização superior ao Ibovespa, que é composto por ações de empresas maiores, até 12 de junho deste ano.

Captura de Tela 2023-06-19 às 9.00.09 PM.png

 Os mais rentáveis em 2023

Entre os fundos que estão surfando na onda de valorização da Bolsa e, em especial, das small caps neste ano, os 5 mais rentáveis apresentam valorização acima de 15%.

O campeão, o Mapfre FIA Small, opera desde 2008, e tem sua carteira formada por 18 ações. As três maiores posições estão em Cyrela (10,11%), BRF (7,54%) e Via (6,95%).

Junto com o fundo master do Safra aparecem dois outros fundos do banco com bom desempenho, o Safra Smal Cap PB FIC FIA com alta de 22,53%, e o Safra Small Cap FIC FIA com alta de 20,70% no período de 12 meses.

Fundo

Rend

2023

Rend

12 meses

Mapfre FIA Small22,59%15,90%
Safra Small Cap Master18,57%25,19%
BB Top Ações S. C. Master15,57%14,19%
Rio Verde Small Caps15,56%21,20%
Banrisul Ações15,40%15,77%

Empresas menores

Os fundos small caps são formados por ações de empresas de menor capitalização, quase anãs quando comparadas com as gigantes do grupo como Vale, Petrobras, Itaú, entre outras. 

Há várias réguas para a classificação de uma empresa como small caps, mas a tradicional considera aquelas com valor de mercado entre R$ 300 milhões e R$ 2 bilhões. 

Segundo a Guide Investimentos, “é comum que empresas jovens e ainda em processo de expansão e amadurecimento se enquadrem nessa categoria”.

Mas não é só isso, ressalta a Guide, as small caps também podem ser empresas mais experientes e consolidadas. Nesse caso, essas companhias podem estar em nichos menores ou ainda não controlarem o seu mercado de atuação.

Leia mais:

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados