Empresa

A XP Investimento é uma corretora de câmbio, títulos e valores especializada em investimentos independentes que faz parte da XP Inc., empresa brasileira de gestão de investimentos que incorpora também outras marcas atreladas ao mercado financeiro, tal como a XP Private, XP Corretora de Seguros e a XP Educação.

De acordo com dados divulgados pela companhia, em setembro de 2020 a XP Investimentos apresentou resultados muito expressivos, sendo um total de 67,5 bilhões em ativos, tendo ainda obtido um lucro líquido de 39,7 milhões, o que coloca a empresa como uma das maiores corretoras de valores independentes do país.

Quer saber mais sobre os resultados da corretora que ajudou a mudar o mercado de investimentos no Brasil durante os últimos 20 anos? Então, continue a leitura!

O que é e como funciona o dividendo?

A distribuição de lucro por meio de dividendos é uma prática muito importante na hora de considerar o investimento em papéis de qualquer empresa na bolsa de valores. De modo geral, esse tipo de provento nada mais é que o compartilhamento de uma parte do lucro da companhia entre os seus acionistas periodicamente e de acordo com o número de ações que cada um possui.

De acordo com a Lei de Sociedades Anônimas, em vigor desde 1976, toda companhia de capital aberto listada na bolsa de valores brasileira deve distribuir no mínimo 25% de seu lucro entre os acionistas da empresa, respeitando o ano fiscal. Porém, nos Estados Unidos, como é o caso da XP Investimentos, não existe a obrigatoriedade de distribuição de lucros.

Sendo assim, as empresas listadas na bolsa norte-americana podem decidir, a seu critério, sobre o formato de remuneração dos seus acionistas. Além disso, no Brasil, por exemplo, as companhias recebem isenção fiscal sobre os proventos pagos, enquanto nos EUA, são aplicados impostos de 30% sobre os dividendos.

Tendo em vista este cenário, muitas organizações não distribuem seus lucros — o que normalmente faz com que as empresas reinvistam em seu próprio negócio. Por outro lado, no Brasil, a distribuição de dividendos é adotada justamente para atrair novos investidores de modo a gerar mais lucro, em contrapartida a oferta de geração de renda passiva de quem investe no mercado financeiro.

O que é XP?

Fundada em 2001 pelos economistas e empresários Guilherme Benchmol e Marcelo Maisonnave, a XP Investimentos foi criada com o propósito de se tornar uma empresa de agentes autônomos de investimentos, ou AAIs. Anos mais tarde, deu origem a um novo departamento com a chegada da XP Gestão de Recursos, tendo por objetivo principal administrar os ativos dos clientes de sua carteira na época.

Porém, foi apenas em 2007 que a XP deixou de ser uma distribuidora de investimentos e passou a ser uma corretora de valores, após a incorporação da corretora Americainvest e chegada do sócio Luiz Kléber Hollinger da Silva.

Outro importante marco foi alcançado pela companhia em 2019, após receber autorização do Banco Central do Brasil para atuar como um banco múltiplo. Sendo assim, tornou-se uma instituição financeira com carteiras comerciais e de investimentos, além de poder atuar também em operações no mercado de câmbio.

Atualmente, o Grupo XP é composto por algumas grandes marcas do mercado financeiro, com destaque para outras duas grandes corretoras: a Clear e a Rico. Entre as demais organizações da XP Inc, estão:

Quanto custa investir pela XP Investimentos?

Seguindo a tendência de outras organizações do mercado financeiro, a XP Investimentos oferece taxa zero para diversos serviços ofertados, dentre elas as taxas de custódia de renda fixa, de bolsa, Certificado de Operações Estruturadas (COE), taxas para Tesouro Direto e tarifas de transferência eletrônica para saques.

Com isso, a empresa passou a atrair uma carteira ainda maior de clientes e pessoas interessadas nos produtos financeiros da companhia, o que a torna uma corretora de valores de destaque e muito sucesso.

Por outro lado, embora não seja aplicada nenhuma taxa de investimento nos principais ativos de renda fixa, a corretora tem o seu lucro baseado na diferença de preço de compra em relação ao de venda dos ativos. Portanto, ela ganha dinheiro em aplicações de CDB, LCI, LCA, CRI, CRA e outros ativos a partir da prática chamada de spread,

Ações da XP na Nasdaq

A XP Inc. estreou na bolsa de valores americana com seu IPO em 11 de dezembro de 2019. No seu primeiro dia, a empresa foi avaliada em cerca de 14,9 bilhões de dólares e, a partir de então, seus papéis tiveram um crescimento de 11,7%, elevando ainda mais o valor de mercado da XP na Nasdaq.

Na primeira oferta foram comercializadas 72,51 milhões de ações ordinárias no mercado americano, também chamadas de ações classe A. Deste montante, cerca de 42 milhões foram vendidas em oferta primária, o que gerou uma receita significativa para o caixa da empresa.

Aproximadamente 30 milhões de ações foram do tipo oferta secundária, criando assim recursos para os acionistas da empresa. Contudo, em razão da forte demanda, foram criadas mais de 10 milhões de ações.

Como investir na XP Inc.?

De modo geral, existem duas formas básicas para se poder aplicar recursos em ativos da companhia: a primeira delas é diretamente na bolsa de valores norte-americana ou através dos fundos de investimento.

Confira mais detalhes a seguir:

Nasdaq

A primeira forma de investir diretamente em ações da XP é a partir da abertura de uma conta em uma corretora no exterior para comprar os ativos da companhia através de um home broker. 

De modo geral, o processo de abertura de conta é bastante semelhante ao que ocorre no mercado brasileiro, tendo inclusive algumas corretoras especializadas em investidores da América Latina, por exemplo. Contudo, recomenda-se fortemente analisar quais são as taxas cobradas antes de escolher a melhor corretora.

Em termos práticos, o interessado deve enviar um documento de identificação e comprovante de residência através das plataformas digitais da sua corretora de preferência, fazendo o seu cadastro totalmente online. Em seguida, basta realizar o primeiro envio de dinheiro para começar a comprar os ativos que deseja.

Fundos de investimento

Outra forma de investir na XP é por meio dos fundos de investimento. Para tanto, a companhia criou dois fundos que permitem a aplicação de recursos em ações da empresa, partindo de aplicações mínimas de 500 reais. 

O primeiro fundo, chamado de Trend XP Inc FIC FIA IE trata das aplicações para negociação de ações da XP e é voltado para investidores qualificados, ou seja, pessoas que têm pelo menos 1 milhão de reais aplicados na empresa. Já o fundo Trend XP Inc Balanceado FIC FIM é direcionado para os investidores com pelo menos 20% de aplicações financeiras em ações da XP e o restante em ativos de renda fixa.

Ambos são ofertados nas plataformas da XP e da Rico Investimentos. Vale lembrar que os fundos têm uma taxa de administração de 0,05% e contam com proteção cambial, ou seja, não têm influência sobre a variação do dólar.

Concluindo, os dividendos são pagos em razão do lucro líquido obtido por uma companhia listada na bolsa de valores — tanto brasileira quanto americana — para os seus acionistas de acordo com os respectivos números de ações. Contudo, tendo em vista que a XP está apenas listada na Nasdaq e, considerando que por lá não existe a obrigatoriedade do pagamento de proventos, a forma mais segura de rentabilizar o investimento em papéis da companhia é a partir da valorização das ações.

O que achou do nosso conteúdo? Se quer aprender a investir de forma segura em bons ativos, é preciso entender como analisar a gestão das empresas, bem como avaliar o histórico de crescimento com lucros sólidos e crescentes. Descubra agora mesmo como começar a investir em ações da B3.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Empresa
Empresa
Empresa
Empresa
Veja mais Ver mais