Spread
O que é Spread?
Spread é o termo, em inglês, que define a margem bruta de lucro das transações. Ou seja, spread nada mais é do que a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma ação, título ou operação pecuniária.
Em investimentos feitos através de uma corretora, por exemplo, o investidor arca com o desconto realizado por ela na taxa de rentabilidade.
Muitas vezes, como ele é feito direto na fonte (ou seja, antes que a rentabilidade do título seja efetivamente divulgada ao cliente), esse tipo de spread nem é notado.
Ou você nunca se perguntou o porquê de um mesmo título ter valores diferentes no mercado, ainda que pertencente a uma única emissora?
A explicação, nesses casos, é que o spread varia de corretora para corretora! O seu valor, portanto, depende do percentual retirado por ela da rentabilidade original.
Em geral, o spread é calculado como a margem entre a rentabilidade bruta e a rentabilidade líquida do título.
Como funciona o spread no mercado de ações?
No mercado de ações, especificamente, o spread bid-ask determina a diferença entre a melhor oferta de venda e a melhor oferta de compra de um ativo. Como ferramenta, auxilia o operador ao indicar o valor de custo para a entrada e saída de uma operação, em trades rápidos como o Day Trade.
Quanto maior a liquidez e o número de traders operando, menor é o spread.
Por outro lado, quanto maior a volatilidade do ativo, maior o spread se torna.
Como funciona o spread nos bancos?
Sob o ponto de vista bancário, o spread representa a diferença entre o preço pago pela instituição para captar dinheiro e o preço pelo qual ele o empresta.
Por exemplo, se um banco obtém 5.000,00 em investimento, a uma taxa de 5% ao mês, deve emprestar esse mesmo valor para os seus clientes com uma taxa de juros ainda maior.
Somente assim ele poderá pagar o investidor, arcar com os custos de operação e ter lucro na atividade empresarial.
No caso do spread bancário, o cálculo feito é a partir da subtração do valor da taxa de juros pelo pago na captação de recursos. Tomando como exemplo os Certificados de Depósitos Bancários, é o seguinte:
Taxa ativa de juros - Taxa dos Certificados de Depósitos Bancários (CDB) = Spread
Para ler mais a respeito do spread bancário, clique aqui e encontre informações completas sobre o assunto.