Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Spread

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/01/2019 às 12:21 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Spread?

Spread é o termo, em inglês, que define a margem bruta de lucro das transações. Ou seja, spread nada mais é do que a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma ação, título ou operação pecuniária.

Em investimentos feitos através de uma corretora, por exemplo, o investidor arca com o desconto realizado por ela na taxa de rentabilidade.

Muitas vezes, como ele é feito direto na fonte (ou seja, antes que a rentabilidade do título seja efetivamente divulgada ao cliente), esse tipo de spread nem é notado.

Ou você nunca se perguntou o porquê de um mesmo título ter valores diferentes no mercado, ainda que pertencente a uma única emissora?

A explicação, nesses casos, é que o spread varia de corretora para corretora! O seu valor, portanto, depende do percentual retirado por ela da rentabilidade original.

Em geral, o spread é calculado como a margem entre a rentabilidade bruta e a rentabilidade líquida do título.

Como funciona o spread no mercado de ações?

No mercado de ações, especificamente, o spread bid-ask determina a diferença entre a melhor oferta de venda e a melhor oferta de compra de um ativo. Como ferramenta, auxilia o operador ao indicar o valor de custo para a entrada e saída de uma operação, em trades rápidos como o Day Trade.

Quanto maior a liquidez e o número de traders operando, menor é o spread.

Por outro lado, quanto maior a volatilidade do ativo, maior o spread se torna.

Como funciona o spread nos bancos?

Sob o ponto de vista bancário, o spread representa a diferença entre o preço pago pela instituição para captar dinheiro e o preço pelo qual ele o empresta.

Por exemplo, se um banco obtém 5.000,00 em investimento, a uma taxa de 5% ao mês, deve emprestar esse mesmo valor para os seus clientes com uma taxa de juros ainda maior.

Somente assim ele poderá pagar o investidor, arcar com os custos de operação e ter lucro na atividade empresarial.

No caso do spread bancário, o cálculo feito é a partir da subtração do valor da taxa de juros pelo pago na captação de recursos. Tomando como exemplo os Certificados de Depósitos Bancários, é o seguinte:

Taxa ativa de juros - Taxa dos Certificados de Depósitos Bancários (CDB) = Spread

Para ler mais a respeito do spread bancário, clique aqui e encontre informações completas sobre o assunto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados