Logo Mais Retorno
Berkshire Hatthaway
Mercado Financeiro

Desempenho de Berkshire Hatthaway, de Warren Buffet, se aproxima do ARKK, principal ETF da Ark Invest

De 2021 até o fechamento da última sexta, o ARKK acumula queda de 43% e a Berkshire Hatthaway avançou 34%

Data de publicação:24/01/2022 às 15:20 -
Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:

Depois de um período marcado pelo desempenho acima da média das ações de tecnologia e outros setores de crescimento, ou seja, que apresentam previsão de grandes lucros no longo prazo, especialistas acreditam que o mercado financeiro está entrando em um novo ciclo. Não à toa, a Berkshire Hatthaway, de Warren Buffet, está perto de superar o desempenho do ARKK, principal ETF (fundo de índice, na tradução) da Ark Invest, de Cathie Wood.

A empresa de Buffet, considerado o maior investidor individual da atualidade, é conhecida por investir em companhias de "valor" - empresas mais estáveis e de setores mais perenes da economia. As perspectivas de que um novo ciclo de aperto monetário deve começar em breve nos Estados Unidos favorecem tais companhias, enquanto as de crescimento tendem a enfrentar períodos mais turbulentos e de desvalorização em suas ações.

berkshire hathaway arkk
Fachada da Berkshire Hathaway | Foto: Reprodução

Em um levantamento feito pelo Bank of America, 50% dos gestores ouvidos projetam que o desempenho das ações de valor deve continuar despontando os papéis de crescimento nos próximos meses, levando a uma migração dos investidores de um tipo de ativo para o outro.

Por que o momento econômico favorece as ações de valor?

Com o pós-pandemia se aproximando e a melhora na economia que leva a uma forte retomada da atividade global gerando níveis historicamente altos de inflação ao redor do mundo, crescem as expectativas de que os bancos centrais devem elevar as taxas de juros, sobretudo o Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Conforme explicam os especialistas de mercado, uma melhora no sentimento dos investidores e analistas em relação aos rumos da economia favorece os papéis das empresas de crescimento, uma vez que esses são de setores que dependem de um cenário macroeconômico mais positivo, como os próprios bancos. Além disso, com a pandemia, muitas dessas ações acabaram se desvalorizando muito e, agora, seus preços são atrativos para o mercado.

Em contrapartida, as companhias de crescimento, principalmente as de tecnologia, perdem destaque com os juros mais altos. Por terem perspectivas de lucros no longo prazo, essas empresas dependem de taxas mais baixas para financiar seu desenvolvimento e seu crescimento.

Desempenho do ARKK e do Berkshire Hatthaway nos últimos anos

Em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19 e momento em que os bancos centrais passaram a adotar medidas de estímulo à economia, como zerar a taxa de juros, o ARKK desbancou a maioria dos seus concorrentes, incluindo a Berkshire Hatthaway, com a estratégia de exposição aos papéis de crescimento.

De acordo com reportagem do Financial Times, o desempenho do ETF no ano elevou os ativos totais sob gestão a um pico de US$ 61 bilhões nos primeiros meses de 2021. Com o decorrer do último ano, no entanto, a melhora no cenário macroeconômico foi tirando, cada vez mais, o brilho dessas ações e os olhos dos investidores voltaram-se, novamente, às empresas de "valor".

Diante deste contexto, a diferença entre o desempenho do ETF e da empresa de Buffet caiu para oito pontos percentuais de 2020 até aqui. Segundo a reportagem, apenas em janeiro, a Berkshire Hatthaway subiu 2%, enquanto o ARK já registra forte desvalorização de 24%.

Carteira do ARKK e da Berkshire Hatthaway

As 10 empresas com mais peso na composição do ARKK

EmpresaSegmentoPeso na carteira do ETF
TeslaVeículos elétricos8,43%
ZoomTelecomunicação6,30%
Teladoc HealthPlataforma de saúde6,25%
RokuFabricante de players de mídia digital5,91%
CoinbasePlataforma de criptomoedas5,66%
UnityDesenvolvedora de softwares4,57%
Exact Sciences Plataforma de saúde4,56%
SpotifyStreaming de músicas4,55%
TwilioPlataforma de comunicação em nuvem4,06%
Block IncServiços financeiros e pagamentos digitais3,89%
Fonte: etf.com

Lista das 20 principais empresas do portfólio da Berkshire Hathhaway

  • Johnson & Johnson
  • Apple
  • The Procter & Gamble Company
  • Bank of America
  • The Coca-Cola Company
  • Chevron Corporation
  • AbbVie Inc.
  • Wells Fargo & Company
  • United Parcel Service
  • American Express Company
  • Marsh & McLennan Companies
  • Snowflake Inc
  • General Motors
  • Moody's Corporation
  • The Bank of New York Mellon Corporation
  • The Kroger
  • DaVita Inc
  • Floor & Decor Holdings
  • Globe Life Inc
  • STORE Capital Corporation

Com informações do Financial Times, Valor Econômico e Yahoo Finance

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter