Logo Mais Retorno
bolsa
post

Bolsas da Europa fecham em baixa, com cautela sobre aumento dos juros na zona do euro

Inflação persistente na Europa eleva necessidade de juros mais altos

Data de publicação:15/09/2022 às 15:19 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

A maioria das bolsas da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira, 15, acompanhando o mau humor em Nova York e de olho na perspectiva para a economia da zona do euro, em meio à deterioração da perspectiva de crescimento por conta da forte inflação, que obriga o Banco Central Europeu (BCE) a apertar sua política monetária em ritmo acelerado.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,59%, a 415,04 pontos. Um dos índices locais que destoaram do movimento geral, o londrino FTSE 100 fechou em alta de 0,07%, a 7.282,07 pontos.

bolsas da Europa
Foto: Reprodução

Juros e inflação impactam bolsas de Europa

Em comentários mais cedo, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, afirmou que a zona do euro enfrentará um cenário "desafiador e de incerteza elevada" nos próximos meses. Ele ainda destacou que a inflação está inaceitavelmente alta e projetou desaceleração significativa do crescimento econômico.

Já o chefe do BC irlandês e também dirigente do BCE, Gabriel Maklhouf, classificou como "absolutamente necessário" o aperto monetário na zona do euro, enquanto o presidente do BC de Portugal, Mario Centeno, defendeu aumentos mais contidos dos juros.

Problemas com energia

A piora do cenário na Europa se deve, principalmente, aos problemas no suprimento de energia, após a Rússia reduzir drasticamente suas entregas de gás natural ao continente. O vice-CEO da estatal russa Gazprom, Oleg Aksyutin, disse nesta quinta que a Europa não tem uma alternativa para o gás natural do país.

"A crise do gás na Europa terá efeitos globais profundos e duradouros", avalia o Barclays. O banco britânico projeta crescimento mais fraco e inflação mais alta na zona do euro por um período extenso.

Entre outros mercados europeus, a bolsa de Frankfurt fechou em queda de 0,55%, a 12.956,66 pontos, Paris cedeu 1,04%, a 6.157,84 pontos, e Milão recuou 0,21%, a 22.365,82 pontos.

Nas praças ibéricas, Madri fechou com ganhos de 0,37%, a 8.085,50 pontos, e Lisboa baixou 1,01%, para 5.914,16 pontos. / Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,