Logo Mais Retorno
Mercado Financeiro

Apple e Tesla são ações mais negociadas por brasileiros nos EUA em agosto; ADR da Petrobras é único ativo com retorno positivo

Setor de petróleo e gás também é destaque entre os ETFs

Data de publicação:15/09/2022 às 05:00 -
Atualizado 10 dias atrás
Compartilhe:

Mantendo a tradição, as ações da Apple e da Tesla, seguidas pela Microsoft, foram as ações mais negociadas pelos brasileiros nos Estados Unidos (EUA) no mês de agosto. O levantamento foi feito pela Stake, e revela que os papéis de tecnologias continuam sendo os favoritos dos investidores nacionais na hora de investir na maior economia do mundo.

Em contrapartida, não foram esses os papéis que entregaram os melhores resultados no último mês. Em um período marcado pela cautela com o ciclo de altas nos juros americanos, o que tende a prejudicar as empresas de tecnologia e outras com visão de crescimento no longo prazo, as ações favoritas dos brasileiros nos EUA entregaram desempenho negativo. Enquanto isso, as ADRs da Petrobras viveram um agosto em alta, acompanhando a cotação do petróleo.

bolsa ações eua
Apple e Tesla lideram há meses a lista de ações mais negociadas por brasileiros nos EUA | Foto: Reprodução

ADR é a sigla para American Depositary Receipts, que na prática são os certificados americanos de ações (equivalentes aos BDRs, negociados na Brasil pela B3, a Bolsa de Valores do País). As ADRs da Petrobras tiveram um avanço de 1,35% em agosto, na esteira da valorização do petróleo, enquanto Apple, Tesla e Microsoft recuaram 3,26%, 7,25% e 6,86%, respectivamente.

"As ações de tecnologia, tradicionalmente queridas pelos brasileiros, não tiveram um bom mês. O período foi marcado pelo aumento das taxas de juros nos Estados Unidos e aumento na volatilidade da Bolsa de Valores após comentários contracionistas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no Simpósio anual de Jackson Hole, em que autoridades monetárias internacionais se encontram para discutir sobre o estado da economia global."

Stake, em nota

Lista das 10 ações mais negociadas por brasileiros nos EUA em agosto

Apesar do mês mais negativo para os papéis de tecnologia e para o mercado de ações americano num geral, a fintech destaca que não houve grandes variações na lista das ações mais negociadas pelos brasileiros nos EUA em agosto, com a predominância da preferência pelas big techs. De acordo com o levantamento da Stake, os 10 papéis mais negociados foram:

  • Apple Inc. (AAPL)
  • Tesla, Inc. (TSLA)
  • Microsoft Corporation (MSFT)
  • Alphabet Inc. (GOOGL)
  • The Coca-Cola Company (KO)
  • Amazon.com, Inc. (AMZN)
  • The Walt Disney Company (DIS)
  • Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras (PBR)
  • Vale S.A (VALE)
  • AMC Entertainment Holdings, Inc. (AMC)

Petrobras e setor de óleo e gás chamam atenção

Para a fintech, o alto volume de negociação dos ADRs da Petrobras "mostra que investidores brasileiros começaram a consolidar o seu portfólio na Stake", o que indica, também, uma consolidação dos investimentos feitos por brasileiros no exterior.

"O grande destaque de performance no mês foi da Petrobras, única das ações mais negociadas por brasileiros na Stake que teve retornos positivos no mês de agosto", pontua a plataforma, comentando que esse desempenho veio na esteira no pagamento de gordos dividendos pela petroleira aos seus acionistas. A companhia entregou mais de R$ 43 bilhões em dividendos no último mês.

No entanto, a Petrobras não foi o único destaque dentro do setor de óleo e gás. A Stake levantou, também quais foram os ETFs (fundos de índice, na tradução) mais negociados por brasileiros nos EUA em agosto e, entre os 10 primeiros, as principais mudanças em relação ao mês imediatamente anterior vieram de ativos ligados ao petróleo.

Direxion Daily S&P Oil & Gas Exp. & Prod. Bull 2x Shares ETF (GUSH) e Credit Suisse Crude Oil Shares Covered Call ETN (USOI) estão entre os 10 ETFs mais negociados em agosto. O primeiro deles, o GUSH, investe em petróleo e gás com alavancagem de duas vezes.

Já o USOI, do Credit Suisse, realiza o lançamento de opções cobertas de petróleo. "Assim, ele busca gerar uma remuneração extra para os investidores que estão apostando na alta do petróleo, realizando o lançamento coberto de opções de compra", ressalta a Stake.

Outros ETFs mais negociados por brasileiros

"Em relação aos EFTs mais negociados, houve poucas mudanças. Os principais índices que replicam a NASDAQ, como o QQQ, ou os que replicam o S&P 500, VOO e IVV seguiram presentes. Os brasileiros também seguem investindo em imóveis: o VNQ e VNQI são dois dos principais ETFs que investem em REITs (real estate investment trust) que são os fundos imobiliários dos Estados Unidos e do resto do planeta."

Stake, em nota

Confira a lista de ETFs mais negociados em agosto:

  • Invesco QQQ ETF (QQQ)
  • Vanguard S&P 500 ETF (VOO)
  • iShares Core S&P 500 ETF (IVV)
  • ProShares UltraPro Short QQQ ETF (SQQQ)
  • Global X SuperDividend ETF (SDIV)
  • Vanguard Real Estate ETF (VNQ)
  • Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF (VNQI)
  • Direxion Daily S&P Oil & Gas Exp. & Prod. Bull 2x Shares ETF (GUSH)
  • Credit Suisse Crude Oil Shares Covered Call ETN (USOI)
  • JPMorgan Equity Premium Income ETF (JEPI)
Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!